Para muitos no Brasil o ano começa hoje, ou seja, depois do Carnaval, em Março.
Neste “início ou reínicio de ano” vamos focar a nossa estratégia de marketing. Quais são os principais mitos em relação ao Marketing Jurídico?
O valor do investimento;
O tempo a ser utilizado;
O conhecimento;
Além destes mitos, você já se perguntou nas ações concretas de marketing que devem ser realizadas?
Muitos profissionais se preocupam apenas em atingir um tipo de cliente, esquecendo que o marketing para ser eficiente tem que ser abrangente.
Algumas ideias de ações concretas de marketing jurídico:
Manter um blog;
Escrever em revistas e periódicos;
Participar das redes sociais (e não apenas ter pra bonito);
Participar de eventos, feiras e congressos na área do seu cliente;
Participar ativamente de atividades sociais da comunidade em que está inserido;
Estas cinco alternativas não são isoladas ou únicas. São alternativas que devem ser aplicadas em conjunto.Porque?
Simples, se o cliente não tem internet ele não lê o blog, mas pode participar de ações sociais. O cliente tem internet, mas não participa de redes sociais, pode ler o Blog. O cliente não participa da comunidade, mas ouve rádio e uma entrevista pode tornar a marca do teu escritório numa referência no assunto.
Sem atitudes concretas de maneira focada, mas abrangente, não há como ter eficiência no marketing jurídico.
E como lidar com os mitos do Marketing?
Valor do investimento
Tudo é uma questão de perspectiva. Se investir numa campanha o valor de R$ 5.000,00 mas arrecadar R$ 15.000,00, valeu a pena o investimento.
Em fato, os advogados muitas vezes não investem porque não conseguem mensurar este fato. Eles fazem um anúncio no jornal e não tem a menor ideia se daquele anúncio rendeu algum cliente. Se é assim, não adianta reclamar do valor. Não há como se valorar sem medição, controle e parâmetros.
O tempo a ser utilizado
Muitos profissionais dizem que tem tempo somente para os prazos, tempo para audiências, mas não tem tempo para o marketing jurídico. É o mesmo que dizer que tem tempo para fazer as tarefas, mas não tem tempo para buscar novos clientes e, portanto, novas tarefas.
O tempo é fundamental para qualquer negócio. O advogado deve perceber que ter tempo para estratégia é ter tempo para ele, para o negócio em si. Prazos, audiências, qualquer um pode fazer. Ser dono do seu negócio é que é o diferencial.
Não alegue falta de tempo. Crie o tempo. O futuro do seu escritório depende desta atitude.
Conhecimento
As faculdades formam menos advogados e mais peticionadores, infelizmente. Poucos são os professores que ensinam a pensar o direito. A maioria quer apenas que o aluno saiba procurar no código ou decore a doutrina preferida do professor. Se é assim com o direito, que é a atividade fim, o que dizer do ensino em relação a gestão, estratégia e marketing jurídico nas Universidades?
É amigo leitor… Ninguém ensina isto. Você pode ler o nosso blog, aprenderá dicas, ideias, fontes de referência para aprender mais sobre o marketing, agora, se você não sente-se seguro para aplicar isto, procure um especialista.
Não fique tentando inventar a roda. Contrate um especialista em que você tem confiança e faça um projeto. Será um investimento com retorno, sem sombra de dúvidas.
CONCLUSÃO
Já que o ano iniciou ou reiniciou hoje, aproveite, coloque suas estratégias em formato de ação, busque soluções adequadas ao seu negócio e invista no sucesso de você mesmo.
Não aguarde o concorrente ou colega fazer algo. Faça você!
Ainda restam dúvidas? Entre em contato. Será um prazer atendê-lo(a).
Ótimas dicas.
É necessário que o profissional jurídico cuide de seu marketing pessoal e saiba como se promover, mas também é fundamental que haja um cuidado especial com a base de clientes, que foi um ponto que faltou ser ressaltado no artigo.
Abraços e parabéns pelo blog!
CurtirCurtir
Obrigado pelo comentário Gabriel.
Com certeza o cuidado com os clientes é fundamental. São eles o objetivo e canalização de nossos esforços!
CurtirCurtir