A tecnologia vale mais que o intelecto?

https://pixabay.com/pt/photos/direito-advocacia-lex-advogado-4703934/

Temos visto no judiciário e OAB um debate no mínimo curioso e interessante: Se o Google Adwords (busca por palavra chave paga no buscador Google) pode ser ou não usada por advogados, caracterizando ou não infração ética.

Se de um lado o judiciário definiu em decisão de primeira instância que o advogado não poderia usar e noutra decisão federal que não cabe ao judiciário definir tal prerrogativa posto que pertence exclusivamente a OAB esta definição, o cerne do debate penso ser bem mais amplo do que este.

O Google Adwords nada mais é que uma forma que o Google como empresa tem para se manter ativo e ganhar dinheiro, pois as pessoas pagam para que quem pesquisar por determinadas palavras chaves (como advogado em xx cidade, por exemplo) ache o escritório que pagou em primeiro lugar na pesquisa, com o destaque da busca com o nome “ Patrocinado”.

Ou seja, trata-se de uma tecnologia para ampliar a possibilidade de pessoas acharem o seu negócio, pagando por cada pessoa que clicar no link. E isto realmente traz a clientela?

Estaríamos dizendo que o cliente irá contratar um escritório simplesmente por ver um anúncio sem sequer ver o contexto do seu trabalho? Será que realmente a tecnologia faz esta diferença gigante que estamos propondo?

Penso que ela agrega valor, entretanto, é através de artigos, vídeos, conteúdo rico e produtivo que um profissional consegue se destacar. Ser localizado pelo Google ou pelo Google Adwords é apenas uma ferramenta institucional, reforço de marca e agrega valor se o site e o profissional realmente tiverem valor para ser agregado.

Tanto assim o é que o Código de Ética e várias decisões pelos Tribunais de Ética pelo país permitem o uso do Google Adwords, sendo decisões contrárias minoritárias e isoladas.

Precisamos focar no que realmente importa: Nosso destaque frente a tecnologia é o nosso intelecto, o nosso pensar e não a tecnologia em si. Tecnologia, assim como a advocacia, é meio e não fim.

Vamos valorizar nosso conteúdo e não apenas a nossa roupagem. A própria sociedade agradece!

#FraternoAbraço #GustavoRocha

(51) 98163.3333 | gustavo@gustavorocha.com | www.gustavorocha.com

@ConsultorGustavoRocha | Instagram | Facebook | LinkedIn

#Consultoria GustavoRocha.com  |  Gestão, Tecnologia e Marketing Estratégicos

Robôs  |  Inteligência Artificial  |  Jurimetria  | Marketing Jurídico  |  Fluxos Internos  | Plano de Carreira  | Financeiro

@GustavoRochaCom | Twitter | Facebook | LinkedIn | Youtube

Gustavo Rocha | Podcast Spotify

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.