Santo Ivo, um padroeiro além do seu tempo

Desde 2011, com a ideia do amigo Naor Nemmen, crio crônicas, poesias, homenagens a Santo Ivo, que em Portugal é considerado o padroeiro dos advogados, data comemorada no dia 19 de Maio de cada ano.

E neste ano de 2018, com toda temática da tecnologia a tona, entrevistei o Santo Ivo sobre o tema da tecnologia e o advogado, o que muda.

Acompanhe a entrevista:

Santo Ivo: Bom dia Gustavo, como vai aí no mundo profano? Por aqui, tudo na mesma, faço orações, tento iluminar os advogados, mas parece que alguns já me esqueceram, não querem mais saber de mim, outros nem querem saber mais da advocacia…

Gustavo Rocha: Pois é, Santo Ivo… Tenho percebido isto mesmo… infelizmente.  Mas, vamos começar a entrevista… Diante de todo este cenário de tecnologia, nuvem, inteligência artificial, criptomoedas, blockchain, qual a sua visão de tudo isto? O que muda na advocacia?

Santo Ivo: Olha, algumas palavras ai são estranhas pra mim… A advocacia mudou muito, realmente. Mas, as caixinhas que o pessoal escreve são ferramentas e não a advocacia em si… O olho no olho, buscar o direito do cliente, querer o melhor para o cliente, isto não muda, não importa o século.

Gustavo Rocha: Realmente… Embora seja inegável que a tecnologia criou diferenciais na profissão. Na sua visão, o que a AI/IA mudou no mercado jurídico?

Santo Ivo: Tá com alguma dor Gustavo?

Gustavo Rocha: Hein? Eu? Com dor?

Santo Ivo: Sim, tá reclamando, com ai, ai, ia ia…

Gustavo Rocha: Hehehe, entendeu errado, IA – Inteligência Artificial e AI é em inglês a sigla pro mesmo termo…

Santo Ivo: Nossa, daí tu dificulta a minha vida… Tu sabes que sou o padroeiro dos advogados em Portugal, esse negócio de inglês não é meu forte… Contudo, acredito que enquanto o advogado pensar, exercer a sua atividade criando diferencias através da sua própria inteligência, a máquina não será capaz de substitui-lo. Agora, as tarefas repetitivas, aquelas que se faz sem pensar, estas sim, pode a máquina fazer.

Gustavo Rocha: Verdade, o que é repetitivo, o computador substituí com excelência, e tem criado algumas coisas novas também, tipo Watson e outros. E outro assunto que muito intriga os advogados são as criptomoedas, tipo Bitcoin, por exemplo, que já são meios de pagamento aceitos em vários locais, inclusive escritórios de advocacia. Neste sentido, o que você acha do Blockchain?

Santo Ivo: Saúde!

Gustavo Rocha: Não entendi…

Santo Ivo: Ué, você ia me perguntar e espirrou, eu disse saúde!

Gustavo Rocha: Não! Eu perguntei sobre o Blockchain!

Santo Ivo: Saúde!

Gustavo Rocha: Já vi que nisto não vamos evoluir… Blockchain  é um protocolo chamado de segurança entre as partes que visa dar garantias e eliminar intermediários… Sua utilização mais conhecida é das criptomoedas, mas já está sendo utilizado para diversos outros fins…. OK, vamos então finalizar com  a sua visão sobre o mercado jurídico.

Santo Ivo: Sabe filho, vejo muitos advogados reclamando do mercado, mas estes mesmos profissionais não percebem o quanto o mundo mudou nos últimos anos. Muito além das áreas tradicionais, existem áreas hoje que sequer existiam há 15 anos atrás. É urgente a necessidade de atualização dos advogados para se prepararem para startups, estas coisas aí que parecem que tu tá espirrando, e outras tantas.

A advocacia ainda é uma profissão de meio, com vistas a defender o direito do cliente. Porém, o direito do cliente mudou, pois a sua vida mudou, a sua forma de ver o mundo mudou, a sua realidade mudou… E a o advogado deve mudar também!

Eu estarei sempre em oração por todos advogados! Para que sejam sempre instrumentos de justiça e paz social. Cabe a eles descobrirem a sua justiça, sua paz, seu mercado, sua forma de ver o mundo, sua forma de aprender com as mudanças do mundo.

Gustavo Rocha: Nossa, profundo Santo Ivo! Que assim seja para todos nós! Muito obrigado por dispor seu tempo para esta entrevista. Se Deus quiser ano que vem tem mais!

Santo Ivo: Eu que agradeço meu filho, fique com Deus e que o Pai Celestial ilumine todos os advogados e advogadas do universo!

Gustavo Rocha: Amém!

Quer ler todas as entrevistas? Acesse aqui.

____________________________________________________
Sou Gustavo Rocha
CEO da Consultoria GustavoRocha.com - Gestão, Tecnologia e Marketing Estratégicos
(51) 98163.3333  |  gustavo@gustavorocha.com  | www.gustavorocha.com

Um comentário sobre “Santo Ivo, um padroeiro além do seu tempo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.