E se a sua empresa mudar de foco? #DepartamentoasQuintas

Muitos trabalham na mesma empresa por anos a fio, são advogados corporativos por excelência, compreendem do negócio como ninguém, mas quando a empresa resolve mudar de foco, ficam completamente perdidos.

E com mudança de foco, falo inclusive de parar de atuar no atual mercado e buscar novas oportunidades de negócio.

E para quem imagina que isto só acontece em empresas pequenas, que precisam mudar de foco por questões de mercado/financeiras, deixo um exemplo de uma gigante mundial:

GM não quer mais vender carros e vai levar novidade para Nova York

A General Motors pode ser uma das maiores montadoras do mundo, mas ela desistiu de vender carros. Ao menos, é o que ela vê para o médio e longo prazo. Assim como a arquirrival Ford e outras montadoras gigantes, ela quer se tornar uma “empresa de mobilidade”.

Ela já tem um serviço paralelo chamado “Maven” – desde 2016 -, que consiste em um aluguel de curto prazo de carros para os interessados que não mais querem ser donos de automóveis. E agora, essa novidade está sendo levada para o principal mercado nos Estados Unidos: Nova York.

Com o mercado de automóveis mudando tanto, faz sentido a GM mudar suas formas de monetização: espera-se que com os carros autônomos, as pessoas tenham muito menos carros do que atualmente, destruindo o mercado que tornou a GM tão importante. Por isso, a GM aposta pesado nisto: já abriu os bolsos para comprar startups e está tentando encontrar um modelo viável.

Para sobreviver, a GM (e suas rivais) estão adotando o modelo de startups e iniciando grandes MVPs ao redor do mundo. Um deles é esse programa. Empresas estabelecidas como a GM precisam fazer isso para sobreviver – trabalhar com startups, criar inovações internas e incentivar o empreendedorismo interno. Ou morrer por novas entrantes.

No caso da GM, ela enfrenta a concorrência forte da Tesla, que já chegou a valer mais que a própria companhia. Embora produza milhões de carros por ano contra apenas milhares da Tesla, o mercado chega a duvidar da capacidade da GM de se adaptar ao futuro – com o surgimento dos carros autônomos e elétricos.

A própria Tesla planeja ter sua “rede de carros autônomos” prestando serviços para os clientes, que deverão pedir esses carros através de aplicativos. Coisa parecida com o que a GM está tentando construir com o Maven em Nova York e em outras cidades dos Estados Unidos.

Na cidade, o Maven terá três segmentos: City, em que você aluga por pouquíssimo tempo (paga as horas que você usar), Home, frotas compartilhadas estacionadas nos prédios e disponíveis para os residentes e Gig, uma opção de curto-prazo para quem quer trabalhar em frotas, como o Lyft – investido pela própria GM.

Um ponto interessante é que o Maven quer “tirar” as dores de ter um carro. Ou seja, você vai parar de se preocupar com o seguro, licenciamento, impostos dos carros. Vai se preocupar apenas com chamar teu carro e ir até onde você quiser. Este é o futuro.

Fonte: https://conteudo-startse-com-br.cdn.ampproject.org/c/s/conteudo.startse.com.br/corporate/felipe/gm-nao-quer-mais-vender-carros-e-vai-levar-novidade-para-nova-york/amp/

Aí, seguindo a linha de raciocínio, você é advogado interno da GM… Está há anos na defesa de estratégias comerciais, tributárias, trabalhistas, terceirizadas, enfim, você domina o mercado automobilístico. E a GM decide acabar com ele, investir em startups, criar novas empresas e pensar diferente.

Ou você se acostuma a mudar ou estará fora do mercado.

E mais, se não compreendeu que ao comprar startups a empresa estava pensando em mudar os rumos, você é apenas advogado. E não um advogado de negócios.

Além, claro, que se não conhece nada de direito das startups, além de tecnologia, fintechs, etc, vai levar um bom tempo para aprender e com isto, poderá perder oportunidades.

Quem lida no corporativo precisa ser tão corporativo quanto os donos da empresa.

#PenseNisto

____________________________________________________
Sou Gustavo Rocha
CEO da Consultoria GustavoRocha.com – Gestão, Tecnologia e Marketing Estratégicos
(51) 98163.3333  |  gustavo@gustavorocha.com  | http://www.gustavorocha.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s