Já diz o brocardo popular que chegar até o topo não é tão difícil, o difícil mesmo é manter-se por lá. Então, nada melhor que aprender um pouco mais com aqueles que chegaram ao topo e se mantém na ativa há décadas.
Em entrevista a revista Exame.com, Abilio Diniz deu 5 dicas práticas para conduzir um negócio ao sucesso.
Vejamos:
1. Tenha propósito
Além de foco em uma atividade principal (o core business) uma companhia que busca destaque precisa ter um propósito, segundo Abilio Diniz.
“O que eu sempre persegui é: não queremos ser mais uma empresa, queremos ser ‘a’ empresa. Dizem que qualquer um pode ser substituído. Mas quem substituiu Beethoven? Mozart? Não! Os dois foram únicos. O que eles fizeram ninguém fez. Propósito é lutar para ser você”, disse.
2. Estabeleça uma cultura voltada para as pessoas
“Mais do que buscar resultados, tenha uma cultura voltada para as pessoas. Elas, para mim, são o ativo mais importante de uma empresa. Coloque as pessoas no lugar certo e deixe que elas tomem as decisões”, aconselhou o empresário.
3. Simplifique
Quanto mais enxuta é uma companhia, mais eficiência ela atinge, de acordo com Abilio.
“Quanto mais você puder fazer o simples, melhor. Não faça reuniões. As empresas fazem reunião quando não sabem o que fazer ou quando querem dividir uma responsabilidade. Quando você tem processos simples, não precisa disso”.
4. Seja um líder firme e estabeleça a meritocracia
“Existem inúmeras definições para um bom líder, mas a que eu mais gosto é: aquele que é capaz de tirar o melhor de cada um dos seus liderados para um benefício coletivo”, disse Abilio.
De acordo com ele, um bom gestor deve conhecer a si mesmo, reconhecer suas fraquezas, saber conectar seus subordinados, capacitá-los e saber delegar, cobrar e recompensar, além de criar novos líderes.
“Não consigo conceber uma empresa de médio porte para cima que não trabalhe a meritocracia”, afirmou.
5. Exercite seus valores
“Eu, Abilio Diniz, não tenho nada de excepcional, mas tenho valores muito bem definidos. A humildade (no sentido de saber que não sei tudo, que sempre é preciso aprender mais e que qualquer pessoa que interaja comigo pode me ensinar algo e merece ser ouvida), determinação, garra e disciplina”, frisou o empresário.
Fonte: http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/5-dicas-de-abilio-diniz-para-conduzir-um-negocio-ao-sucesso
Interessante não?
Primeiro porque estabelece a importância das pessoas na organização, coloca a organização como núcleo de união entre as pessoas, depois por determinar processos simples e por finalizar com os valores que devem estar intrínsecos na vida de cada colaborador.
Parece fácil, mas não é.
Simplificar processos internos é complexo, pois quanto mais simplificamos, mais precisamos de pessoas e de resultados.
As pessoas são vitais, mas precisam de motivação, de foco e daí os valores da empresa são essenciais para que as mesmas se voltem para a empresa como a forma de gerir tudo e não dentro do próprio umbigo.
Enfim, são ideias valiosas para serem colocadas em prática o quanto antes pela sua organização.
Quais são os valores da empresa?
E os valores do departamento jurídico em si?
Como engajamos hoje as pessoas neste sentido?
Como são as reuniões do departamento? Quais propósitos? Pauta? E resultados?
Enfim, perguntas, perguntas… Suas respostas é que dirão quem és e aonde estás indo.
____________________________________________________________________________
Artigo escrito por Gustavo Rocha
GustavoRocha.com– Consultoria em Gestão e Tecnologia Estratégicas
Celular/WhatsApp/Facebook Messenger: (51) 8163.3333
Contato Integrado: gustavo@gustavorocha.com [Email, Gtalk/HangOut, Twitter, LinkedIn, Facebook, Instagram, Youtube]