Benchmarking: Software Juridico #DepartamentoAsQuintas

programas-juridicos-softwareBenchmarking é o nome dado para conhecer as melhores práticas de um determinado seguimento. Neste sentido, conhecer os softwares jurídicos mais usados no mercado pode ser um interessante início de uma árdua pesquisa.

Sim, árdua pesquisa. Não adianta nada pegar estes nomes da pesquisa e achar que são os únicos ou que seriam os certos para o seu escritório ou departamento jurídico.

O que determina um software não é a quantidade de pessoas que usam ele no mercado, mas sim o quanto ele se adapta ao seu negócio, a sua necessidade.

E a pesquisa contemplou 400 escritórios/departamentos, num universo que no Brasil é infinitamente maior, ou seja, temos um bom exemplo de amostragem, não de real uso da maioria, por assim dizer.

Vamos aos resultados:

Conheça os cinco softwares mais usados por empresas e escritórios:

CPJ-Preâmbulo — É um sistema de gestão do ambiente jurídico com controle processual, agenda, gerador de relatórios e documentos, acompanhamento financeiro com módulos integrados de conta corrente (custas/honorários), contas a pagar e receber (fluxo de caixa e mapa de resultados) e contas bancárias, também é possível controlar os depósitos judiciais e recursais. O usuário pode criar campos na ficha de processos conforme a necessidade de cada ação. O sistema fornece desde estatísticas sobre a quantificação de processos por ações, matérias, eventos e fases processuais, até mapeamento por análise de risco, permitindo obter-se estimativa dos montantes envolvidos nas ações. 

Espaider — Com esse software o advogado passa a contar com um escritório virtual a sua disposição 24 horas por dia. No seu servidor (In House) ou no servidor remoto, pagando por demanda no caso de Data Center. O advogado pode acessar os processos, lançar horas no time-sheet, consultar textos anexados, autorizar pagamentos, cumprir providências, agendar diligências, em qualquer horário ou em qualquer lugar que tenha acesso à Internet. Mesmo em finais de semana, de sua própria casa, o usuário pode gerenciar as contas do escritório, conferir e atualizar agendas e delegar tarefas.

RR Jurídico — Permite o controle de processos, de contratos, de procurações, de atos societários, de documentos, entre outros. Também possibilita ao advogado gerenciar o fluxo de trabalho (workflow). A ferramenta oferece ainda banco de modelos minutas de contratos, procurações e atas; possibilidade armazenamento de documentos e imagens digitalizadas; atualização de valores dos processos pelos principais índices; baixa de Publicações do Diário Oficial e andamentos; baixa da Revista do INPI, atualização de despachos e colidência; análises gerenciais; criação de relatórios detalhados e geração e exportação de gráficos.

e-Xyon — Software Jurídico 100% na internet (cloud computing) permite atender a todas as necessidades relacionadas a controle de processos judiciais e administrativos em todas as áreas do Direito, consultas e pareceres e controles societários. Permite a integração de todos os envolvidos no acompanhamento das questões jurídicas, administrativas e paralegais, formando comunidades jurídicas que interagem em tempo real pela web, permitindo a troca ágil, simples e confiável de todas as informações, andamentos e documentos relacionados às questões jurídicas. O sistema jurídico confere também mobilidade de acesso aos envolvidos na gestão jurídica permitindo acessar os dados de qualquer lugar a qualquer hora, com toda segurança através da internet.

CP-PRO — Projetado para atender as necessidades de gestão de escritórios de advocacia de todos os portes, em quaisquer áreas de atuação, desde a pequena até a grande empresa. Atende as necessidades das áreas operacional, administrativa e financeira, possui diversas ferramentas, como: agenda, contratos, processos, serviços extraprocessuais, marcas e patentes, time sheet, financeiro, armazenamento,  Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), Rex Diários (monitoramento nos Diários Oficiais), relatórios, auditoria e Business Intelligence (B.I.)

Departamentos jurídicos de empresas
2015 2012
Espaider    25,1% Espaider – 19,9%
RR Jurídico    23,6% CP-PRO – 9%
e-Xyon    8,1%  Tedesco – 8,3%
CPJ-Preâmbulo    7,3% CPJ-Preâmbulo – 6,8%
Tedesco    6,9%  Benner – 6,8%
CP-PRO    2,7%   Projurid – 6%
Projuris    2,7%     Sisjuri – 6%
Projurid    2,3% Projuris – 4,5%
Software próprio – 2,3% RR Jurídico – 4,5%
Benner – 1,9% e-Xyon – 3,7%
Escritórios de advocacia
2015 2012
CPJ-Preâmbulo – 39,5% CP-PRO – 22,7%
CP-PRO – 8,8% Sisjuri – 14,8%
Espaider – 8,4% Espaider – 8,9%
Projuris – 6,2% CPJ-Preâmbulo – 5,9%
Software próprio – 4,4% Legal Manager – 5,9%
Themis – 4,4% Law Office – 4,9%
Promad-Integra – 4,4%  Lawyer – 4,9%
e-Xyon – 3,1% Adwin – 3%
Sirjuri-Totys – 3,1% Projuris – 2,9%
RR Jurídico – 1,7% Tedesco – 2,9%

Fonte: http://www.conjur.com.br/2015-jun-24/conheca-softwares-juridicos-usados-advogados

 

A matéria completa no site do GEJUR (fonte pesquisa) traz mais dados, como satisfação dos usuários entre outros. Acesse: http://www.gejur.com.br/Pesquisas/detail/64-software-juridico—avaliacao-completa (exige cadastro)

Aqui no portal já fiz diversos review de sistemas jurídicos e outros artigos com dicas práticas para implantar e manter um sistema adequadamente. Acesse: https://gustavorochacom.com.br/tag/software-juridico/

Procure conhecer sistemas e suas características. Visite outros departamentos jurídicos e outros escritórios de advocacia, mas não compre apenas pelo que viu.

Analise bem as suas necessidades, as suas particularidades, áreas de atuação e por aí a fora.

Já implantei muitos sistemas tido como menores em escritórios de advocacia, por exemplo, que antes usavam sistemas bem maiores e renomados.

Por quê?

Porque é melhor usar 80 a 90% de um sistema menor e mais barato com características práticas úteis ao negócio do que 20% ou 30% de um sistema mais renomado, caro e subutilizado.

Software, assim como tecnologia, é uso, prático e necessidade. Fugiu disto? É só frescura. Como diria o Luan Santana: Cê que sabe!

#FicaaDica

____________________________________________________________________________

Artigo escrito por Gustavo Rocha

GustavoRocha.com – Consultoria em Gestão e Tecnologia Estratégicas

Celular/WhatsApp/Facebook Messenger: (51) 8163.3333

Contato Integrado: gustavo@gustavorocha.com [Email, Gtalk/HangOut, Twitter, LinkedIn, Facebook, Instagram, Youtube]

Web: http://www.gustavorocha.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s