Licitação de serviços jurídicos. Hein?

litigation-lawyer-Los-AngelesMais uma novidade vindo dos EUA…

Uma startup de lá resolveu criar um serviço inovador e para nós em terras brasilis proibido: Uma plataforma eletrônica que literalmente licita de forma on line os honorários jurídicos para uma determinada causa.

Os EUA tem uma realidade muito distinta do Brasil e lá os advogados chegam a cobrar mil doláres a hora.

Feito este esclarecimento de situação de mercado, vamos ver como funciona o serviço:

O site da UpCouncel explica como o sistema funciona. Para começar, basta clicar no botão “Post a job & get a free proposal”, que inicia o processo de publicar uma necessidade de serviço jurídico e receber uma proposta gratuitamente. Abre-se uma página, do tipo formulário, na qual a PME ou pequeno empreendedor começa a responder perguntas que irão orientar o processo de contratação.

As duas primeiras são: “Onde você está localizado? (a resposta é o CEP)” e “Qual é sua necessidade jurídica? (a resposta é a área jurídica)”. O cliente licitante responde e clica em “Get Started” (iniciar). Na segunda página do formulário, o licitante fornece seu nome, sobrenome, endereço de e-mail e clica no botão “Continue”. Ao clicar em “Continue”, ele concorda com os “Termos de uso e Política de Privacidade”.

Preenchido e enviado o formulário, em questões de horas o licitante começará a receber ofertas de advogados ou escritórios de advocacia. Selecionado um ou mais advogados, o licitante poderá se comunicar diretamente com cada um deles. Uma vez que escolhe um advogado, o contrato será feito através da UpCouncel.

No site, o cliente poderá gerenciar e armazenar o trabalho jurídico, receber informações atualizadas sobre o progresso do trabalho e fazer o pagamento, “apenas depois de aprovar o serviço jurídico”. Entre outras coisas, o cliente e o advogado podem gerenciar, no site, documentos, “e-signatures” (assinaturas eletrônicas), cobranças e faturamento.

O cliente poderá, ainda, contratar um advogado ou escritório para se encarregar de todas as necessidades jurídicas da empresa, montar uma equipe de advogados por especialização e, finalmente, trabalhar com um escritório que conhece bem a empresa e todas as suas necessidades jurídicas. Assim, diz o site da Upcounsel.

Fonte: http://www.conjur.com.br/2015-jan-10/empresa-virtual-eua-faz-licitacao-servicos-advocacia-pmes

 

Mais uma vez ressalto que nem tudo que é bom num país funciona noutro, afinal, as realidades são distintas.

Contudo, a criatividade na área jurídica não é pouca, não é mesmo?

E de certa forma, tem muito cliente aqui no Brasil que já faz o que este software faz, só que ainda de forma manual…

Compara preço, ao invés de confiar e valorizar aquele profissional que com base no conhecimento, confiança e trabalho poderá bem lhe representar em seus interesses…

Daí o porque que o marketing tem que ser atrelado ao conhecimento, confiança e não, jamais, em prol do preço como um diferencial competitivo.

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Artigo escrito por Gustavo Rocha

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