Manual do guerreiro

Um dos livros que li há muito tempo e gostei foi o Manual do Guerreiro da Luz do Paulo Coelho. As lições deste livro são uma interessante reflexão na nossa vida. Inclusive profissional.

Destaco algumas partes do livro com o meu pensamentos em seguida:

“Um guerreiro é simples como as pombas, e prudente como as serpentes.
Quando se reúne para conversar, não julga o comportamento dos outros; sabe que as trevas utilizam uma rede invisível para espalhar seu mal.
Esta rede pega qualquer informação solta no ar, e a transforma na intriga e na inveja que parasitam a alma humana.
Assim, tudo que é dito a respeito de alguém sempre termina chegando aos ouvidos dos inimigos desta pessoa,acrescido da carga tenebrosa de veneno e maldade.
Por isso, quando o guerreiro fala das atitudes de seu irmão, imagina que ele está presente, escutando o que diz.”

Como é importante esta realidade no universo profissional, não é mesmo? Se as pessoas falassem de outras pessoas imaginando que elas estivessem presentes, teríamos muito menos disse-que-disse e conversas de rádio corredor…

“Um guerreiro da Luz nota que certos momentos se repetem. Com freqüência se vê diante dos mesmos problemas e situações que já havia enfrentado.
Então fica deprimido. Começa a pensar que é incapaz de progredir na vida, já que os momentos difíceis estão de volta.
“Já passei por isso”, ele reclama com seu coração.
“Realmente, você já passou”, responde o coração. “Mas nunca ultrapassou”.
O guerreiro então compreende que as experiências repetidas têm uma única finalidade: ensinar-lhe o que ainda não aprendeu.
Ele passa a procurar uma solução diferente para cada luta repetida – até que encontra a maneira de vencê-la.”

Se encararmos cada luta e as suas derrotas de uma maneira inteligente, pensando que a batalha pode estar perdida mas a guerra ainda não, teríamos líderes e profissionais mais adaptados as realidades de mudanças constantes do nosso mercado. Precisamos forjar pessoas que entendam que mudar faz parte e se acomodar é ruim e não pessoas que queiram empregos ao invés de trabalho.

“Todo guerreiro ja ficou com medo de entrar em combate.

Todo guerreiro já perdeu a fé no futuro.
Todo guerreiro já trilhou um caminho que não era dele.
Todo guerreiro já sofreu por bobagens.

Todo guerreiro já achou que não era guerreiro.
Todo guerreiro já falhou em suas obrigações.
Todo guerreiro já disse “SIM” quando queria dizer “NÃO”.
Todo guerreiro já feriu alguém que amava.
Por isso é um guerreiro; porque passou por estes desafios, e não perdeu a esperança de ser melhor do que era”.

Uma grande verdade: Todos já erramos. Precisamos parar de pensar nos erros e focar nos acertos. Focar nos resultados e não nos poréns da vida. Focar que nada melhor que um dia depois do outro para que as coisas se acomodem e possamos encontrar soluções melhores.

“O guerreiro da luz tem cuidado com as pessoas que pensam conhecer o caminho. Elas estão sempre tão confiantes na sua própria capacidade de decidir, que não percebem a ironia que o destino escreve a vida de cada um: e protestam quando o inevitável bate à porta. O guerreiro da luz tem seus sonhos. Os seus sonhos levam-no adiante. Mas ele jamais comete o erro de pensar que o caminho é fácil e que a porta é larga. Sabe que o Universo funciona como funciona a alquimia : Solve et coagula, diziam os mestres. ” Concentra e dispersa as Tuas energias, de acordo com a situação.”
Existem momentos para agir, e momentos para aceitar. O guerreiro faz a distinção”.

Existem momentos para agir e outros para aceitar, mas nunca para se conformar. Não aceite as coisas como obra do destino. O único destino que temos com certeza é a morte. O que acontece entre o nascimento e o destino é escolha sua.

Quer mudar de emprego? Estude, trabalhe, se relacione, vá atrás.

Quer ganhar mais? Produza mais, mostre que você vale mais.

Sua empresa não reconhece seu esforço? Pense nele e se ele vale a pena. Vale? Então mude de empresa!

Conformar-se é para os fracos. Guerreiros da Luz batalham por dias melhores todos os dias!

“É curioso…
Comenta o guerreiro da luz: “Encontrei tanta gente que – na primeira oportunidade tenta mostrar o pior de si. Esconde a força interior através da agressividade; disfarça o medo da solidão com o ar da independência. Não acredita na própria capacidade mas vive pregando aos quatro ventos suas virtudes”.
O guerreiro da luz lê esta mensagem em muitos homens e mulheres que conhece. Nunca se deixa enganar pelas aparências e faz questão de permanecer em silêncio quando tentam impressioná-lo. Mas usa a ocasião para corrigir suas próprias falhas – já que as pessoas são sempre um bom espelho.
Um guerreiro aproveita toda e qualquer oportunidade para ensinar a si mesmo. ”

Se cada funcionário, líder, sócio pudesse compreender isto… Não precisamos de máscaras, precisamos de crescimento interior!

“O guerreiro sabe que nenhum homem é uma ilha, isolada no meio do oceano.

Sabe que não pode lutar sozinho; seja qual for o seu plano, sempre depende de outras pessoas. Precisa discutir sua estratégia, pedir ajuda, e — nos momentos de descanso — ter alguém para contar histórias de combate ao redor da fogueira.

Mas ele não deixa que as pessoas confundam sua camaradagem com insegurança. Ele e transparente em suas ações, e secreto nos seus planos.

Um guerreiro da luz dança com seus companheiros, mas não transfere para ninguém a responsabilidade de seus passos”.

A última frase resume bem o ensinamento, não devemos transferir a ninguém a responsabilidade de nossos passos: Somos nós únicos responsáveis pelo nosso sucesso ou fracasso, relembrando que nada é eterno, nem o sucesso, nem o fracasso.

Enfim,

Sejamos todos nós guerreiros da luz em prol de uma empresa mais produtiva e eficiente, com colegas valorosos e no caso do combate, que seja sempre o bom combate, o das ideias, críticas aos pensamentos e procedimentos e em relação a pessoas, somente crescimento, avaliações, metas e sucesso!

______________________________________________

Artigo escrito por Gustavo Rocha – Sócio da Consultoria GestaoAdvBr

www.gestao.adv.br  |  gustavo@gestao.adv.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s