10 dicas para o advogado executivo

Desde 2010 já discorríamos neste portal sobre a necessidade do advogado se transformar num executivo. Daquela época pra cá muito mudou, mas a necessidade de termos advogados preocupados em serem executivos de seus escritórios de advocacia apenas aumentou.

Divido com vocês parte do artigo de 2010 para contextualizar o advogado executivo e logo após 10 dicas úteis para executivos, sejam eles advogados ou não.

O que tem em comum a advocacia e o executivo?

Muito pouco, dirão alguns.

Outros, encontrarão semelhanças.

A realidade é uma só: Hoje, a advocacia é ser executivo.

Como assim?

Não apenas em executar as coisas (executivo), mas sim, nos termos de ser empresarial, com visão de negócio, com visão de mercado.

Vamos ver alguns termos amplamente utilizados no universo empresarial e sua aplicabilidade na esfera jurídica.

Core Business – Ou seja, o centro do negócio. Como podemos imaginar um advogado que não conheça o negócio do seu cliente? Não basta saber o ramo, principais cotações, informações básicas. Tem que buscar novidades, debates, informações privilegiadas, ou seja, estar inserido no mercado do seu cliente.

FYI – For your Information. Este aqui não é uma escolha, deve ser uma obrigação na área jurídica. Manter o cliente informado é mais que dever, é obrigação, é condição indispensável da advocacia. Além dos processos, o advogado deve manter o cliente informado do seu negócio, dos assuntos que interessam para ele, enfim, de tudo que pode ser útil ao cliente.

Compliance – Ou seja, obedecer as regras. O advogado deve não apenas fazer dentro de uma visão estratégica e jurídica seus processos e negócios, deve criar elementos dentro do seu escritório para que possa monitorar, controlar, verificar, planejar melhor o seu próprio negócio.

Estes três elementos são apenas exemplos do que o universo corporativo pode ser inspirativo para a advocacia.

Você quer que a marca do seu escritório seja lembrada e indicada?

Aplique a visão do executivo ao jurídico.

Fonte: http://gestao.adv.br/index.php/o-advogado-e-o-executivo/

Agora as 10 dicas que podem ser aplicadas a executivos e advogados executivos:

1. Selecione sempre os melhores – Como executivo, o líder tem de ser tão bom quanto os integrantes do seu time, portanto ele deve oferecer a si mesmo melhores chances de alcançar sucesso selecionando os melhores, sempre.

2. Seja um incentivador – Humanos fazem coisas porque querem. Algumas vezes fazem coisas porque não fazer é pior do que fazer. Entretanto, a maior parte do tempo, as pessoas fazem coisas pelo que se pode conquistar por meio delas. Assim é no trabalho: as pessoas fazem um bom trabalho, pelo salário, por prestígio, ou pelo reconhecimento. Fazem um mau trabalho, porque são maus profissionais. Trabalham duro, porque querem impressionar alguém… Portanto, para melhor motivar a equipe, descubra o que os motiva e como dar isso a eles.

3. Desenvolva o espírito de equipe – Não basta as pessoas estarem motivadas para alcançar sucesso no trabalho. Elas precisam trabalhar juntas, em equipe, para atingir o objetivo do grupo. Afinal de contas, se queremos apenas que todos façam o que tem que ser feito, não precisamos de um gerente para moldá-los num time de alto desempenho.

4. Seja um líder, não apenas um gerente – Monta-se o melhor time possível a partir das melhores pessoas disponíveis. Dá-lhes motivação. O que falta? Incentivar um time de nada vale a não ser que lhes proporcione direção. É a habilidade de liderar os demais que realmente separa um gerente de seus pares. Lembre-se que líderes são encontrados em todos os níveis da organização.

5. Comunique-se bem – Comunicação pode ser a única habilidade mais importante de um executivo. Afinal de contas todas as demais dependem dela. Não se pode ser um líder se não consegue comunicar sua visão. Não se pode motivar pessoas se elas não entendem o que se quer. Habilidades de comunicação podem ser aprimoradas por meio da prática.

6. Seja melhor na gestão de recursos – Para permanecer num negócio, a empresa precisa dar resultados. Isso significa trazer dinheiro para dentro e gastar menos do que arrecada. Dependendo de função do executivo na companhia, ele pode ter mais influência numa área ou outra, mas precisa entender as duas áreas. É possível ajudar a organização, os funcionários e a si mesmo melhorando as habilidades em gerir os recursos da empresa. Não se sinta desconfortável com os números ou pelo fato de se tratar de matemática. Aprenda mais sobre gestão financeira.

7. Seja melhor em administração de tempo – A única coisa no trabalho que a pessoa pode ter menos do que dinheiro é tempo. Quanto melhor a pessoa for em gestão de tempo – o dela e o dos outros – mais efetiva será como executiva.

8. Aprimore-se – Não permita que o intenso foco sobre a equipe que se lidera o faça esquecer-se de si próprio. Identifique as áreas nas quais tem oportunidades e aprimore-as.

9. Aplique ética na gestão – Escândalos financeiros (ou de qualquer outro tipo) internalizaram definitivamente a questão do quanto é importante a ética no mundo corporativo.

10. Dê um tempo – Um executivo será menos eficaz e eficiente se estiver estressado. O estresse gera intolerância, rispidez etc. É preciso relaxar e recarregar as baterias. A produtividade alta, ao retornar vai compensar o tempo utilizado para uma folga.

Fonte: http://www.vocecommaistempo.com.br/Materias-Publicadas/10-dicas-para-ser-um-executivo-melhor_537.html

 

Em bom português: Seja mais do que um executivo de uma empresa, seja o advogado executivo do seu escritório!

______________________________________________

Artigo escrito por Gustavo Rocha – Sócio da Consultoria GestaoAdvBr

www.gestao.adv.br  |  gustavo@gestao.adv.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s