10 questões de liderança

Em seu livro “O Verdadeiro Poder” Vicente Falconi destaca 10 pontos em que um lider deve implementar aos seus liderados para poder atingir seus objetivos de metas para a empresa.

Abaixo as 10 questões e alguns comentários pessoais.

1. Criar um sistema que atribua a todos metas que sejam críveis e desafiadoras

Fundamental. Cada empresa necessita de uma metodologia própria e adequada a sua realidade para ter seus próprios métodos.

2. Promover o Domínio do Método pela equipe com crescimento constante nas técnicas e recursos de análise

Ou seja, cada um tem que saber o porque está fazendo aquela tarefa, quais os meios de controle e ensinar a equipe que a vitória vem de todos e não apenas do líder.

3. Promover a aquisição de recurso técnico pela equipe

Não basta dividir tarefas, temos que ter a convicção de que estas tarefas serão realizadas de maneira adequada e com os recursos necessários. Se precisamos de mais pessoas, vamos contratar. Se precisamos de mais máquinas, vamos adquirir. Além disto, é fundamental cursos, treinamentos, formas de qualificar as pessoas da equipe. Uma equipe forte, produz mais.

4. Garantir o estabelecimento e melhoria continua de um Sistema de Recrutamento e Seleção. Selecionar pessoas excepcionais e garantir a estes um crescimento mais rápido.

Trabalhar com pessoas boas e melhores que nós aprimora nossa vontade de crescer. Pessoas medíocres não nos levam a lugar nenhum, nem mesmo na liderança.

5. Participar das várias formas de Treinamento de sua equipe exercendo a função de professor em alguns casos. Reconhecer que as pessoas tem a necessidade de aprender continuamente.

Ensinar é mais que uma arte, é um ofício de um líder. Somente deter conhecimento não traz crescimento a empresa.

6. Inspire as pessoas. “Sonhe grande, promova o sonho e inspire as pessoas.”

As pessoas não seguem seus chefes ou líderes apenas pelos discursos. Seguem por suas atitudes e principalmente pelos seus sonhos. Se você age conforme alguém justo e tem sonho de justiça as pessoas te seguirão e lutarão junto do seu sonho. Caso contrário, se discurso for algo e prática outro, não há inspiração ou treinamento que resolva.

7. Promova a meritocracia. Promova uma avaliação de desempenho de seu time dando feedback no mínimo uma vez por ano.

Com toda certeza. Não basta somente cobrar, repreender. Quando acerta, elogios são fundamentais. Pelo menos uma vez por ano ou mais, dar um retorno de como a empresa está vendo o trabalho daquele colaborador. Isto mais do que motivador, pode ser um trampolim para trabalhos melhores desenvolvidos.

8. Cuide da cultura da organização, trabalhando valores que garantirão o seu futuro. Este valores devem estar incluídos na avaliação de desempenho.

Qual a cultura da sua empresa? Apenas lucro? Claro que não. Os outros valores envolvidos fazem também parte da história e crescimento da empresa. Divulgue aos colaboradores como incentivo para estarem conectados ao que move a essência do seu negócio!

9. Promova a cultura de tomar decisões com bases em fatos e dados. Incentive a prática da análise e da síntese como elemento principal do planejamento e fundamental no processo de aprendizado. Exija a apresentação das análises em suas reuniões.

Ensine o colaborador a ser crítico e analítico. Para crescer, precisamos de números, dados, base, informações e conhecimento.

10. Promova uma cultura de “enfrentamento de fatos”que valoriza a verdade e não tem medo de ver os fatos como são.

A verdade pode ser dura, mas é a verdade. Supor algo como verdade ou querer encobrir fatos apenas torna o problema mais sério ainda. Aceite a verdade e exija-a.

Nenhum lugar vai longe com base em suposições e/ou mentiras.

Enfim,

São questões de liderança, mas dependem 110% da pessoa que irá fazer estas dicas acontecerem. Bom trabalho!

______________________________________________

Artigo escrito por Gustavo Rocha – Sócio da Consultoria GestãoAdvBr
www.gestao.adv.br  |  gustavo@gestao.adv.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s