Você tem raciocínio matemático valorativo?

Antigamente muitos diziam que ingressavam na faculdade de direito por não gostarem de matemática. Hoje, esta realidade é diversa.

É um atributo fundamental ao bom advogado que o mesmo conheça matemática básica, financeira e tenha um raciocínio matemático valorativo.

O que é raciocínio matemático valorativo?

É entender que, se por exemplo, o cliente deve de imposto R$ 1.000,00 (mil reais), sendo que na tese de contestação afirmamos ser totalmente indevido o valor, mas seria justo aceitar um acordo de quitação por R$ 300,00 (trezentos reais), posto que a tese de ser indevido pode ser rechaçada posteriormente ou ainda podemos ter uma reviravolta desta ação daqui há alguns anos, traduzindo-se em prejuízo real ao cliente a não elaboração de um acordo.

Em bom português: Não significa entender apenas que 3 é maior que 1. Significa entender que podemos ter que pagar 5, se não fizermos um acordo por 2.

Por óbvio, para chegarmos a este tipo de raciocínio devemos primeiro ter amplo conhecimento da matéria (tese) abordada. O conhecimento deve ser profundo e holístico, ou seja, deve ser interligado com todos os ramos do direito e da vida em si.

Com isto, afirmo que não basta conhecer, por exemplo, de direito tributário pura e simplesmente. Deverás conhecer o direito tributário, direito penal empresarial, direito previdenciário, direito trabalhista e etc… Afinal, a situação não é de um direito em si. A situação que ocorre com o cliente é fática e nestes fatos podem estar ocorrendo ilicitudes e/ou quebras de paradigmas de outros ramos do direito.

Por isto uma estratégia de números, fatos e teses precisa ser articulada. Este é um dos diferenciais vencedores da advocacia.

E você? Aplica o raciocínio matemático valorativo no seu dia a dia?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.