Atendimento: Grandes Investimentos ou singeleza no atendimento…

Quem me conhece, sabe que não sou muito fã do Mc Donalds. Fui criado sem ir lá e depois de adulto estive poucas vezes.

O motivo varia entre a comida em si e o atendimento padrão que recebemos. Sou um consumidor que gosta de ser paparicado.

Mas, hoje, no segundo dia do ano de 2009, o Mc Donalds me surpreendeu.

Estive em uma de suas lojas para um lanche, e no caixa questionei se poderia pedir um Big Mac sem picles. O atendente afirmou que sim, e recebido o pedido fui a mesa para lanchar.

Na caixinha que vem o lanche, que todos sabemos que é um padrão, ou seja, eu pedi um Big Mac, vou receber uma caixa escrito Big Mac, para minha surpresa e digo, grata surpresa, recebi uma caixinha esrito Big Mac (padrão deles) com um selo bem bonito com uma estrela e o símbolo do Mc Donalds escrito: “Feito especialmente para você”.

Um mimo, sem sombra de dúvidas.

Mas, é justamente este mimo que me fez escrever aqui. É justamente este mimo que comentarei como um case, pois são atitudes singelas como esta que fazem uma marca forte.

Claro, de nada adiante se o lanche não for bom, o sorriso da atendente não foi especial e o preço não for razoável, contudo, o “mimo” é um diferencial.

E justamente estes diferenciais que hoje são ouro no mercado.

Estamos vivenciando uma era de commodities, ou seja, serviços muito parecidos, com poucas diferenças e, assim sendo, como o cliente diferenciará o teu serviço de outro? Justamente pelo mimo, pelo interesse, pela dedicação.

Na área jurídica temos excelentes profissionais que muitas vezes não se destacam ou perdem mercado para os pequenos justamente por não conseguir oferecer este diferencial.

O cliente liga para um grande escritório e pergunta: “Como está o meu processo?” A resposta muitas vezes é “Continua parado” Ou ainda “Na mesma informação que lhe dei semana passada”. Aí ele liga para o pequeno escritório e obtém a informação precisa “O processo está concluso, ou seja, na mesa do juiz, há três meses. Mas, o nosso escritório já diligenciou com o juiz três vezes e continuaŕa insistindo para que o caso seja resolvido o mais breve possível”.

Com quem o cliente ficará?

Os investimentos em marketing, treinamentos de atendimento e outros são fundamentais para o crescimento da empresa, independente do tamanho dela. Agora, jamais podemos descuidar das singelezas, da delicadeza, dos mimos ao cliente. Estes podem ser justamente os diferenciais no momento de escolha do cliente.

Pense nisto!

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