Dicas práticas de gestão de tempo

Divido algumas dicas práticas de gestão de tempo extraídas do portal Entrepreneur (em inglês originalmente) para serem usadas no dia a dia!

Dica 1: Faça com que os outros tenham as suas prioridades

Interessante e importante esta dica, pois muitas vezes a prioridade do colaborador não é a sua e por isto ele não compreende, não faz no prazo que você tem expectativa e frusta a tua visão sobre ele e o próprio trabalho dele.

Deixe claro os porquês da tua prioridade, importância e tudo mais e além disto, tenha em mente o que ele tem pra fazer também, pois se tudo for prioridade, nada será prioridade, pois tudo será urgente.

Dica 2: Tenha um bom calendário/agenda

Parece óbvio isto, mas muitos ainda insistem em agenda física, ainda querem anotar tudo no papel e quando precisam destas informações tem que estar literalmente catando elas, muitas vezes sem nem poder responder a um compromisso porque a agenda está no escritório ou com a secretária.

Tenha uma agenda on line, acessível pelo celular. Separe o que é agenda do que é tarefa, afinal, tarefa deve ser feito, o que está na agenda é para ser cumprido (reuniões, visitas fora do escritório, etc)

Dica 3: Estruture seu dia quando o seu pique está em alta

Muitos acham bobagem, mas se conhecer faz muita diferença e nos proporciona melhores resultados. Se você está com a cabeça melhor de manhã, use este horário para gerenciar o seu dia e fazer as escolhas de como irá dividir o seu tempo. Gestão começa com planejamento e estruturação.

Dica 4: Separe o que é oportunidade/negócio da operação

Dependendo de onde você está inserido (gestor, líder ou colaborador) suas tarefas variam entre liderar/gerir e a operação do negócio. Então, quanto menos operação melhor para o próprio negócio.

Se você é líder ou sócio de um escritório de advocacia muito importante salientar que fazer prazos (exceto aqueles mesmo diferenciados e estratégicos ao negócio) é uma operação e não estratégia.

Dica 5: Delegue

O grande segredo aqui está em saber o que delegar e o que não delegar. Prazos devem ser delegados, mesmo que você saiba que você faria melhor ou mais bem elaborado.

Sabemos que muito do nosso judiciário é padronizado, então, mesmo com pequenas imperfeições, se outra pessoa faz os prazos e libera você para o estratégico, o tempo será melhor aproveitado de ambos.

Enfim,

Sempre tenha em mente que a sua hora como gestor e líder tem um impacto no custo operacional do escritório gigante e quando você faz algo operacional você está gerando um impacto negativo financeiro ao próprio negócio.

Gerir tempo é mais do que apenas ter tempo: É saber usar o melhor do tempo, todo o tempo!

____________________________________________________

Sou Gustavo Rocha CEO da Consultoria GustavoRocha.com  | Gestão, Tecnologia e Marketing Estratégicos
Robôs  | Inteligência Artificial  | Jurimetria
(51) 98163.3333  | gustavo@gustavorocha.com  | www.gustavorocha.com

2 comentários sobre “Dicas práticas de gestão de tempo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.