Uma visita ao Vale do Silício Jurídico!

Sempre importante estarmos conectados ao que acontece neste mundo globalizado, afinal o que estamos fazendo por aqui pode influenciar lá fora e vice versa.

Recentemente o amigo Gabriel Moreira fez uma viagem ao Vale do Silício para conhecer de perto lawtechs e outros seguimentos que importam na área jurídica, tanto pelo seu gosto pessoal por tecnologia, tanto por ser sócio de um escritório que investe pesado em TI e é referência neste mercado, a Cabanellos Advocacia.

Divido um pequeno arrazoado que ele fez especialmente para o portal, contando sobre um aplicativo/site que cadastra advogados e seus diferenciais de tecnologia de lá e aqui:

No mundo do Direito, e mais particularmente no segmento da Advocacia, a necessidade de revisão de alguns conceitos mais tradicionais é muito importante, diria até, fundamental. Nesta esteira, por que não uma visita à Meca do empreendedorismo e do pensamento “fora da caixa”, o Vale do Silício, na região de San Francisco, nos Estados Unidos.

Nas Lawtechs de lá, pudemos observar que nossas “dores” no mundo do Direito são bem diferentes dos americanos. Lá, pudemos observar as startups jurídicas mais dedicadas ao ramo das análises de precedentes e ocorrências reiteradas nas Cortes americanas.

Além dessas, nos chamaram a atenção alguns casos em que tivemos a oportunidade de apreciar os famosos “pitches” de alguns empreendedores de lá.

Em um dos casos, conhecemos uma plataforma implementada por um novato advogado de Nova York, o qual sentiu na pele a dificuldade em conquistar clientes. Com outras avaliações, identificou que o problema para a conquista de espaço e mercado não era só dele. Assim, lançou o Court Buddy (courtbuddy.com).

O aplicativo se trata de um mecanismos de cadastro de advogados, os quais indicam as suas especialidades no Direito e o valor da sua hora técnica para atendimento dos clientes. Este valor não é flexibilizado, o que impede a ocorrência de “leilões” reversos para atendimento, os quais acabam por esvaziar os valores para as atividades jurídicas. Inseridos os advogados (oferta de serviço), possíveis clientes acessam a plataforma para conhecer os advogados indicados em cada ramo de atuação, sua localização, valores indicados por hora e buscam o contato. Seu idealizador, James Jones, informa ter quase 30% da base de advogados da América vinculados à sua plataforma, o que lhe daria uma rede de profissionais perto de 200 mil advogados.

Jones afirma resolver 2 problemas: primeiro, a dificuldade para clientes encontrarem os advogados que precisam e, segundo, abrir o mercado para jovens advogados.

 Temos situações parecidas aqui pelo Brasil, mas o conceito da manutenção de valores por hora e a forma como os advogados se apresentam por lá, diferem bastante. Vale, no mínimo, a análise da dinâmica do Court Buddy.

 Gabriel Lopes Moreira

 

Vejo dois aspectos muito interessantes neste texto:

  1. Startups jurídicas mais dedicadas ao ramo das análises de precedentes e ocorrências reiteradas nas Cortes americanas;
  2. Court Buddy, o localizador de advogados;

As startups que se dedicam a análise de precedentes nas Cortes Americanas tem um viés similar as nossas ideias de jurimetria e softwares que analisam decisões, utilizando a inteligência artificial para aprender, compreender e demonstrar resultados práticos aos advogados.

A ideia do Court Buddy é interessante, embora aqui não tenhamos a ideia de cobrança por hora tão clara quanto eles tem por lá e teríamos que conhecer melhor o algoritmo para entender como ele seleciona advogados na mesma região e área de atuação, por exemplo. 

E já vi ideias similares serem consideradas (preliminarmente) infrações éticas por questões de propagandas do aplicativo/site, incitando a litigar, etc.

Mesmo assim, muito interessante a ideia e parte poderia ser aproveitada, como um catálogo de profissionais, por exemplo.

Bom saber que estamos em caminhos conectados com a tecnologia está fazendo lá fora.

Vamos em frente!

____________________________________________________
Sou Gustavo Rocha
CEO da Consultoria GustavoRocha.com - Gestão, Tecnologia e Marketing Estratégicos
(51) 98163.3333  |  gustavo@gustavorocha.com  | www.gustavorocha.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.