Sê Leal. Leal com teu cliente, a quem não deves abandonar enquanto não julgares indigno de ti. Leal com o adversário, ainda que ele seja desleal contigo. Leal com o juiz, que ignora os fatos e deve confiar no que tu dizes.
* Mandamentos do advogado foram escritos por Eduardo J. Couture
Pensamento
Como seria bom se todos – independente de profissão – fossem leais com seus pares, não é mesmo?
Este privilégio invertido de não ser leal não é exclusividade da advocacia, está em todos os membros do judiciário, e, em verdade, em algumas pessoas.
E, obviamente, não na maioria.
Devemos parar com esta falsa impressão que a mídia parece querer reforçar de forma impensada (espero) que os advogados são um problema.
A advocacia é indispensável a administração da justiça, ou seja, na maior lei do nosso país, no seu artigo 133, está dito claramente: Para se obter justiça neste país, os advogados são necessários.
E não se diga que é por isto que a injustiça acontece, pois não são os advogados que julgam e muito menos ainda são os advogados que fazem as leis (isto é responsabilidade de quem vota em criaturas que sequer sabem o que é uma lei e como é feita, sabe, aquela “pecinha” que fica na frente da urna eletrônica com um santinho que juntou do chão minutos antes de entrar no local de votação e depois vem dizer que tudo que está errado é culpa do judiciário ou de seus operadores).
Conclusão
Seja leal e tenha consciência do seu dever como profissional e administrador da justiça. Se queremos mudar a nossa imagem, cada um fazendo a sua parte será o início para um fim mais justo a todos.
____________________________________________________
Artigo escrito por Gustavo Rocha
GustavoRocha.com – Gestão e Tecnologia Estratégicas
Celular/WhatsApp/Facebook Messenger: (51) 8163.3333
Contato Integrado: gustavo@gustavorocha.com [Email, Gtalk/HangOut, Twitter, LinkedIn, Facebook, Instagram, Youtube]