Hoje é o dia da mentira…

pinoquioHoje é o dia da mentira. Mentira, o dia é amanhã, 1 de Abril!

Hoje o post será breve – mentira, será longo – sei lá, veja por si mesmo…

E para comemorarmos (!?) este dia, transcrevo uma prosa que escrevi em 2012 e penso estar atualizadíssima ao momento atual:

Prosa da mentira travestida de verdade

Ontem foi o dia da mentira, ou seria o dia da verdade travestida de mentira ou de verdade que ainda não foi desmascarada, ou ainda, uma verdade que deixou de acontecer e virou uma mentira?

Verdade, algo absoluto, hígido, sem igual. Parece imutável, parece que é algo sempre bom, um adjetivo do bem, algo que sempre queremos por perto, não é neném?

Um dia que comemoramos(?!) a mentira, parece um dia sem sentido, um dia sem rima, um dia em que a poesia de verdade vira poeira e a rima quer encontrar outro caminho, mas continua sendo um domingo, então hoje, segunda, a rima volta e anuncia: Parabéns aqueles que dizem a verdade, pois a verdade, quando dita na forma de mentira, apenas rima, não anima, nem mesmo agrada, muito menos ainda é salutar a quem dela se utiliza.

Ah! a verdade… Parece mentira, mas a verdade é algo essencial. Mentir igualmente é fundamental. Qual das duas frases é verdade ou mentira? Não sei, decida você, a rima e a vida são suas, as escolhas também, e aguente as consequencias neném…

As pessoas parecem que escolhem a mentira como sendo um adjetivo de verdade, querem que a mentira seja verdade, mas mentira é mentira, verdade é verdade e você, bem, deixa pra lá… Verdade ou mentira, você que escolheu, então suporte os encargos de suas escolhas e seja livre de verdade ou escolha o que os outros escolheram e seja livre de mentira, a decisão é sua meu bem…

Falar mentiras e querer delas extrair verdades é absurdo, tanto quanto dizer verdades querendo que sejam compreendidas como mentiras, afinal, verdade é verdade, mentira é mentira e o que você diz, é o que você diz, não é mesmo?

No final das contas, o que é mentira e o que é verdade?

No que você acredita?

No que você diz e prega no seu dia a dia?

As duas últimas perguntas, se bem respondidas,  respondem a primeira com toda certeza.

Você é fruto das suas escolhas. Você é fruto daquilo que diz e prega. Então, se a verdade faz parte do seu dia a dia, você é fruto dela. Se não, é fruto daquela.

Compartilho com vocês minha primeira postagem no dia da mentira ou da verdade travestida de mentira, postado no Facebook neste domingo, dia 01 de Abril de madrugada, perto das 1h30m:

Dia da mentira? Ah! Fala sério! Verdade? Não? Mentira? Não? Como assim???
Deixa pra lá… Ninguém ia acreditar mesmo…

Ora, a verdade naquela madrugada para mim era a mentira travestida de verdade e noutro angulo, a verdade travestida de mentira, pois mentir é absolutamente ruim, assim como dizer a verdade dói. Depende de nossas escolhas: Queremos a dor da verdade em nossas vidas ou a suavidade da mentira naquilo que fazemos?

Você decide. A vida é sua, a escolha também, as consequencias mais ainda e o plantio pode ser opcional, mas a colheita é sempre obrigatória.

Sendo assim, mentira ou verdade, quem é travestida de quem? Quem é absoluta pra quem? O que você quer com cada uma neném?

Não sei, não sei… Só sei que nada sei, só sei que aprendo todos os dias, dizem que a verdade está na morte, outros dizem que na vida, então, faço minha escolha agora, que vale apenas para mim, outrora:

Escolho ser feliz nesta vida com as verdades que digo, aceitando as mentiras que escuto e aquelas que são verdades travestidas que conto, pois sendo feliz nesta vida com minhas escolhas que julgo serem acertadas, serei feliz noutra, seja ela morte, reencarnação ou vida eterna; Seja como for, serei eu e minhas escolhas, ponto final.

Esta é a minha verdade (ou seria mentira travestida de verdade?). E a sua? Diga lá neném… A vida não espera por ninguém, seja você mesmo hoje, agora, now! Seja mentira ou verdade, seja pelo menos você, de verdade.

 

E para você, qual é a sua verdade?

Eu havia dito que o post era longo… Quer dizer, era curto, mas como falamos de mentiras, deixa assim mesmo…

E divido mais um artigo de minha autoria (isto sim é verdade!) para reflexão nesta data em que tudo pode ser mais uma mentira ou uma verdade de verdade:

 

Já disse o poeta Mário Quintana que a mentira é uma verdade que esqueceu de acontecer.

Ou como afirmou Millor Fernandes: Jamais diga uma mentira que não puder provar.

Ou ainda como cantou Renato Russo: Mentir para si mesmo é sempre a pior mentira.

Friedich Nietzsche assim explicou a mentira: “a verdade e a mentira são construções que decorrem da vida no rebanho e da linguagem que lhe corresponde. O homem do rebanho chama de verdade aquilo que o conserva no rebanho e chama de mentira aquilo que o ameaça ou exclui do rebanho. (…)Portanto, em primeiro lugar, a verdade é a verdade do rebanho”.

Parece relativamente simples saber a diferença entre verdade e mentira, não é mesmo?

Vamos então pensar em conjunto: Abaixo algumas mentiras ou verdades para analisarmos:

1. Só advogado tem prazo neste país.

2. Mesmo com um proveito economico de milhares de reais, para quem contrata, o elaborar o contrato é apenas um contrato, ou seja, palavras no papel;

3. Mesmo sabedor que o advogado leva anos até o julgar final de uma causa e que seus honorários de sucumbência são tão ou igualmente importantes para o seu sustento, juízes insistem em compensar ou aviltar honorários (inclusive os oriundos da própria advocacia);

4. Em novelas, seriados, e midia em geral, a advocacia é sempre um entrave, um problema, quando não é corrupta e de conquistas por meios ilícitos ou ainda um personagem babaca, insosso;

5. Terno, gravata para o advogado. Roupas de estilo ou ternos para advogadas. E mesmo assim, mantendo postura e tendo que ter uma conduta ilibada sob pena de ser julgado pela sociedade, cliente/amigo ou parente acha ruim chegar no escritório sem marcar hora e não poder ser atendido em cinco minutos (sem pagar consulta, lógico);

São cinco exemplos de mentira, certo? Ou seriam de verdade?

Acredito que sejam mentiras, pois se tudo isto acontecesse de verdade teríamos a realidade que falta união, apoio e principalmente liderança da classe dos advogados para defender seus direitos.

Duro perceber que as verdades do dia a dia parecem mentiras para outras pessoas, quando anailsamos suas atitudes, não é mesmo?

Então, afinal, o que é mentira?

Talvez uma verdade que deixou de acontecer, talvez uma verdade que está travestida de outra para ser uma terceira que não é a primeira mais…

Não sei definir a mentira. Posso definir o que acredito e nem sempre isto será verdade para outras pessoas, sendo apenas para mim uma verdade, que obviamente não será absoluta, pois me encontro em constante evolução.

Como definir então?

Deixo a reflexão, com um verso de Mário Quintana, finalizando a quimera e verbalizando a poesia, de outrora, com rima:

Do bem e do mal
(Mário Quintana)
Todos tem seu encanto: os santos e os corruptos.
Não há coisa na vida inteiramente má.
Tu dizes que a verdade produz frutos…
Já viste as flores que a mentira dá?

Mentira ou verdade? O que importa é a realidade. Realidade? Aquilo que acontece e como você vê, isto é o cerne para você.

 

Enfim, agora sim o fim e não o meio, finalizo este artigo com todo meu conhecimento e profundidade: Mentira! Apenas direi a verdade: Agora sim o artigo terminou, de verdade.

____________________________________________________

Artigo escrito por Gustavo Rocha

GustavoRocha.com – Gestão e Tecnologia Estratégicas

Bruke Investimentos – Negócios,  Valuation, Fusões e Aquisições, Oportunidades

Celular/WhatsApp/Facebook Messenger: (51) 8163.3333 |

Contato Integrado: gustavo@gustavorocha.com [Mail, Skype, Gtalk/HangOut, Twitter, LinkedIn, Facebook, Instagram, Youtube]  |

Web: http://www.gustavorocha.comwww.bruke.com.br |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s