A espada de Dâmocles

Sword_Of_DamoclesDiz a lenda sobre a espada de Dâmocles:

Dâmocles é uma figura participante de uma história moral que faz parte da cultura grega clássica. A personagem pertence mais propriamente a um mito que figurou na história perdida da Sicília, escrita por Timaeus de Tauromenium entre 356 a 260 anos antes de Cristo. Cícero pode tê-la lido no Diodorus Siculus  e fez uso dela em suas Tusculan Disputations V.61 – 62.

Conta-se pois que Dâmocles, era um cortesão bastante bajulador na corte de Dionísio I de Siracusa – um tirano do século 4 A.C, na Sicília. Ele dizia que, como um grande homem de poder e autoridade, Dionísio era verdadeiramente afortunado. Então,  Dionísio ofereceu-se para trocar de lugar com ele apenas por um dia, para que ele também pudesse sentir o gosto de toda esta sorte.

Assim, à noite, um banquete foi realizado onde Dâmocles adorou ser servido como um rei e não se deu conta do que se passava por cima de si. Somente no fim da refeição ele olhou para cima e viu uma espada afiada suspensa por um único fio de rabo de cavalo, directamente sobre a sua cabeça. Imediatamente perdeu o interesse pela excelente comida e pelas belas mulheres ou eunucos que o rodeavam e abdicou de seu lugar dizendo que não queria mais ser tão afortunado.

A espada de Dâmocles é assim uma alusão, frequentemente usada, para representar a insegurança daqueles com grande poder que podem perdê-lo de repente devido a qualquer contingência ou sentimento de danação iminente.

http://pt.wikipedia.org/wiki/D%C3%A2mocles

O que diz a realidade sobre esta lenda?

Devemos estar cônscios que para chegar ao poder, temos que aceitar suas benesses e espadas.

Como assim?

Muitos olham pessoas bem sucedidas e pensam que estas trabalham pouco e ganham muito, que estas tem uma vida de luxo e prazeres e que tudo somente dá certo para estas pessoas.

Esquecem estes da espada, pois quem quer chegar alto na vida terá que trabalhar muito, muito mais que as 8 ou 10 horas que a maioria trabalha, terá que sacrificar finais de semana, enquanto a maioria se diverte ou descansa.

Falar do sucesso sem ter trabalhado por ele é irreal.

Quem apenas inveja o sucesso alheio desconhece as mazelas de qualquer um dos lados. Estar por baixo ou por cima tem seu lado bom e ruim, então, cada um tem a sua espada.

Se estamos caminhando, devemos aproveitar a caminhada e extrair dela o que tem de bom. Se chegamos a algum lugar e nos consideramos afortunados por isto, temos que observar também a espada que está sobre nossa cabeça, afinal, sucesso, fama, dinheiro, tudo isto perece.

Somente a nossa essência é permanente e esta, para se desenvolver, tem que estar em constante evolução.

Então, a espada assusta?

Claro que não. Ela é apenas uma lembrança de que as coisas conquistadas se vão e o que vale são as marcas que ganhamos em nossa existência.

____________________________________________________

Article by Gustavo Rocha

GestãoAdvBr CEO – Consultancy on Strategic Management and Technology

Bruke Investimentos CEO – Business, Valuation, M&A, Opportunities, Market Business and more.

Mobile: [51] 8163.3333 |

Contact: gustavo@gestao.adv.br [Mail, Skype, HangOut, Twitter, LinkedIn, Facebook, Instagram, Youtube]  |

Web: www.gestao.adv.br | www.bruke.com.br |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s