[Departamento as quintas] Gerenciamento de crises

criseGerenciar crises… Parece frase de quem está na adolescência, não é?

Contudo, talvez seja mais do que uma evolução para adulto ou maturidade, em fato, gerenciar crises no universo corporativo é tão essencial quanto ter planejamento de compliance ou regras.

Como assim?

Estar dentro do departamento jurídico e se preocupar com as ações processuais, com técnicas de escritórios terceirizados, com prazos internos e atendimento as áreas e a direção é o básico.

E quando acontece um problema com a empresa? Um problema na área de atividade fim da empresa?

Como exemplo, vamos pegar uma empresa que manufatura alimentos. Vem a tona que um lote inteiro foi embalado com vermes ou estragou e tal situação começa a ir para redes sociais e imprensa.

E agora?

E como o jurídico se porta neste tipo de situação?

Sim, o jurídico é essencial neste tipo de demanda. O jurídico é aquele que detém conhecimento para minimizar os danos e estar presente para bolar estratégias adequadas.

Além do básico, departamento jurídico deve estar conectado ao mercado, deve estar ciente das estratégias da empresa para ser estratégico.

E como proceder?

Primeiro, estabeleça com a direção um manual claro de como e quem gerencia crises.

Quer dizer, alguém descobriu que um lote todo estragado. Esta pessoa irá avisar quem primeiro?

Existe um grupo a ser avisado em sábados, domingos, feriados?

Hoje, com as ferramentas existentes, não temos desculpa para não gerenciar as situações com a pressa que elas merecem.

Conhece o Whats app? Conhece o Line? Conhece o Grupo SMS?

Sabia que pode criar grupos de SMS no celular com este app e avisar a todos com uma única mensagem sem gastar um centavo ou no máximo uma mensagem para todos (depende do app)?

Quer dizer, a empresa toda pode sofrer conseqüências drásticas se não forem tomadas as medidas necessárias a conter a crise.

Além de avisar direção, departamento jurídico, temos que acionar o marketing, para que a imprensa tenha um comunicado oficial com velocidade. Num universo de redes sociais, a velocidade faz a diferença entre a marca ser defendida ou mal falada.

Marca para uma empresa é sobrevivência.

O que o jurídico tem feito a respeito dela?

Você tem um plano de gerenciamento de crises com a velocidade que necessita?

Lembre-se: Tem que ser plano de gerenciamento de crises e não plano para minimizar os planos da crise. Faz toda a diferença na solução da crise.

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Artigo escrito por Gustavo Rocha
Sócio da GestãoAdvBr – Consultoria em Gestão e Tecnologia Estratégicas
[+55] [51] 8163.3333 | www.gestao.adv.br |
Contato integrado: gustavo@gestao.adv.br [Email, Skype, Gtalk, Twitter, LinkedIn, Facebook]

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