8 conselhos de mafiosos para gerir o seu negócio

O artigo abaixo foi publicado na revista on line Exame em 2011, mas muito atual as suas dicas. Repasso as 8 dicas (apenas os títulos, no final tem o link para reportagem completa) com comentários próprios.

1. Guarde sua arma e ajude a velhinha a atravessar a rua

Quer dizer, todos querem uma empresa voltada ao bem, com um nome no mercado que seja ao mesmo tempo imponente mas que jamais lembre algo de ruim. Por isto, mantenha sempre a sua marca (principalmente jurídica que é o próprio nome ou sobrenome) intacta. Melhor perder dinheiro do que perder aquilo que poderá te trazer mais dinheiro, que é a própria marca.

2. Por que só há velhos na Máfia? Porque eles amam o que fazem

Não é fácil fazer o que deve ser feito o tempo todo. Amar o que se faz é fundamental para prosseguir na carreira e manter-se conectado as novidades.

3. Mafiosos não tomam notas – exercite sua memória

Exercitar a memória é fundamental. O que não quer dizer que você não deve ter gestão no seu negócio e manter tudo organizado e centralizado em termos de informação. Você deve buscar ter uma mente sempre em evolução e constantemente utilizada para ser sempre mais e mais capacitado.

4. Três pessoas com um segredo? Só se duas morrerem

Segredos são um problema em alguns casos, noutros necessários, mas ouvir mais que falar é uma boa alternativa profissional. Dizer tudo que se pensa leva a ouvir tudo que nem sempre quer-se ouvir.

5. Transforme o lixo em ouro

Procure estar atento aos negócios, busque oportunidades em tudo que faz, não aceite que as coisas são como são. Elas podem ser como você vê que elas são e não como a maioria acha que ela é.

6. Respeite a cadeia de comando

Fundamental. Cada um no seu papel. Quer comandar, primeiro chegue ao posto e mostre o seu trabalho. Caso contrário, fica-se criando grupos entre os colaboradores o que não evolui nem a empresa nem o funcionário.

7. Seja persuasivo, mesmo quando não estiver armado

Exerça a sua liderança, busque motivar a equipe tanto financeira como produtivamente. Somente liderando é que os colaboradores farão mais dentro do mesmo tempo e investimento.

8. Mantenha as portas do seu clube abertas

Tentar liderar equipes com a porta fechada não é a melhor alternativa. Para realmente saber de tudo que acontece, você precisa ouvir a todos, selecionar aquilo que realmente importa e tomar decisões. Assim se cresce como empresa. (fonte de todos conselhos: http://exame.abril.com.br/negocios/gestao/noticias/8-conselhos-de-mafiosos-para-gerir-o-seu-negocio-dentro-da-lei?p=1#link)

Enfim,

Não precisa sair matando ninguém, muito menos se vestindo como mafioso para se ter sucesso, contudo, precisa sim, estar conectado a equipe e pensar que somente em prol da empresa é que o crescimento é saudável e produtivo.

______________________________________________

Artigo escrito por Gustavo Rocha – Sócio da Consultoria GestaoAdvBr

www.gestao.adv.br  |  gustavo@gestao.adv.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s