Satisfeito, eu?

“Bailando no ar, gemia inquieto vaga-lume: Quem me dera que eu fosse aquela loura estrela que arde no eterno azul, como uma eterna vela!

Mau a estrela, fitando a lua, com ciúme: Pudesse eu copiar o transparente lume que, da grega coluna à gótica janela, contemplou, suspirosa, a fronte amada e bela!

Mas a lua, fitando o sol, com azedume: Mísera, tivesse eu aquela enorme, aquela claridade imortal qué toda a luz resume!

Mas o sol, inclinando a rútila capela: Pesa-me esta brilhante auréola de nume… Enfara-me esta azul e desmedida umbela… Por que não nasci eu um simples vagalume? ” Machado de Assis

 

No universo corporativo, esta máxima do Machado de Assis existe e muito. Pessoas sonham em serem chefes, líderes, em terem cargos, salas sozinhas, sonham em benefícios, mas esquecem que cargo rima mesmo é com encargo.

Algumas pessoas que sonham com isto não fazem nada por este sonho. Pensam que um belo dia alguém da empresa chegará e dirá: A partir de hoje, você é o gerente. A partir de hoje, você será o diretor, triplicaremos teu salário, ganharás uma sala sozinho e tudo será maravilhoso.

Ninguém lhe dá nada de graça, nem mesmo almoço, como diz o brocardo popular.

Parece simples ter cargos de chefia? Fica o tempo todo mandando, ninguém critica seus erros, ganha mais que todo mundo, não precisa chegar tão cedo no trabalho, etc.

Quem dera que fosse este sonho. Muitas vezes a chefia, compara-se com o sol do texto… Dá vontade de ser um simples vaga-lume. Porque? Porque ser o sol significa prover tudo para todos, significa gerenciar todos, significa estar a disposição de todos.

Muitas vezes a liderança chega um pouco mais tarde, mas porque foi trabalhando até mais tarde.

Em muitos negócios os líderes atendem seus subordinados e as dificuldades do dia a dia durante o horário de expediente e a noite, depois que todos foram para casa, eles começam realmente a trabalhar nas tarefas de líderes, com suas funções de gestão e coordenação. Por isto as vezes recebemos emails as dez da noite e ainda achamos graça, dizendo que nosso líder só pensa em trabalho…

Óbvio, nem todos líderes são assim.

Contudo, não pense que ser líder é ser apenas a glória do sol. Ser líder significa realmente buscar soluções cada vez diferentes para problemas diferentes e as vezes iguais.

Um grande ponto que igualmente merece destaque é a turma dos eternos insatisfeitos.

São colaboradores que somente sabem olhar para as funções dos outros e achar que todos que estão lá são inferiores a eles. Estes, estão sempre insatisfeitos, pois não importa aonde chegaram, sempre querem ganhar mais fazendo apenas o que já fazem.

O único lugar onde sucesso vem antes de trabalho é no dicionário. Se queremos algum cargo maior, se queremos algo diferente temos que construir isto na nossa carreira. Temos que ser insatisfeitos de responsabilidades e parcialmente satisfeitos de resultados.

Esta mania de muitos brasileiros de se fazerem de coitados, achando que trabalham muito e ganham pouco, é irritante. Se querem mais resultados, proporcionem mais resultados! Ninguém contrata um funcionário porque ele é uma boa pessoa. Se contrata para conseguir melhores resultados a empresa na qual ele trabalha. Para ter todos os direitos, tem que haver também os deveres. É uma via dupla. Só direitos não são a resposta.

Para chegar a sol dentro da empresa, precisa ser vaga-lume, precisa crescer como estrela, iluminar como a lua e chegar ao sol. Alguns vaga-lumes pensam serem sóis e querem fazer tarefas de vaga-lume e ganharem como se fossem sóis.

Esqueça esta forma de pensar. Se quer o crescimento, trabalha, batalha, demonstra o seu potencial e o crescimento será natural. Se não for na empresa que estás trabalhando, procure noutra. Sempre há espaço para bons profissionais no mercado.

______________________________________________

Artigo escrito por Gustavo Rocha – Sócio da Consultoria GestãoAdvBr
www.gestao.adv.br  |  gustavo@gestao.adv.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s