Os 4 P`s do Marketing versus 4 F`s da Vida

Quando se fala em marketing, normalmente um dos primeiros mandamentos são so 4 P do marketing, que são:

1. Produto;

2. Preço;

3. Promoção;

4. Praça;

Ou seja, temos que ter um produto, com preço adequado, elaborarmos promoções dentro da realidade de um lugar (praça ou local de venda).

Quer dizer, o marketing é sempre algo que depende primeiro de planejamento, depois de pesquisa de mercado para avaliação de preço da concorrência, com vistas a ofertar promoções, conforme a região aonde está inserido.

É fundamental, aliás, perceber que o Brasil sendo um país com território continental, necessita de especificidade em cada caso de ação planejada.

O que muda em serviços jurídicos? Primeiro que não é algo tangível, palpável. Segundo, que é uma atividade de meio e não de fim, portanto, prometer resultados não é algo que o marketing possa fazer.  Terceiro, não pode existir promoção, mas sim um cálculo de custos e necessidades do escritório, frente a sua expertise, anos de atuação, estratégias diferenciadas, que formarão o preço do seu produto.

Não necessariamente o produto será uma ação judicial, já que existem muitos trabalhos administrativos, consultivos e de acompanhamento na advocacia.

Agora, se estes são os 4 p`s do marketing, quais são os 4 f`s da vida?

1. Foco;

2. Fé;

3. Força;

4. Foda-se;

Estes 4 f`s pensados por Ricardo Jordão realmente são pilares não somente no marketing e na vida profissional, mas igualmente na vida pessoal.

Como assim?

Foco: Sem termos foco, não vamos a lugar nenhum. Como já afirmou Sêneca: Se não sabes para aonde estás indo, como algum vento poderá lhe ser favorável?

Infelizmente é algo que percebemos muito no dia a dia das empresas. Como falta foco, estratégia, planejamento e ação!

Desenhe, escreva, pinte seus sonhos no papel. Somente depois de estarem no papel é que eles podem sair do papel e criar vida!

Fé: Sempre defendi que são três os pilares da vida: Fé, amor e trabalho. No equilíbrio destes três encontramos a felicidade e mais, a produtividade. Aqui não se trata de religião em si. Se trata de acreditar. Se trata de perceber que somos pequenos diante do universo, mas somos parte desta engrenagem e uma parte que faz falta. Se trata de sentir acolhido dentro do coração por um Ser Superior, que independente do nome que tenha, é o nosso criador.

Força: Batalhe. Busque novos desafios. Não perca a esperança. Acredite no sucesso e a cada derrota, veja que é de batalhas que se vive a vida, não diga que a vitória está perdida, tente outra vez, já dizia Raul Seixas.

Foda-se: Em bom português já está dito: Não dê atenção ao que não pertence ao seu foco, não faz parte da sua fé e faz você perder força… Tenha um plano, erre, acerte, busque o sucesso, mas não fique rodeado de coisas ruins no seu caminho. Aprenda que um não ensina muito mais que um sim e que o silêncio machuca e repreende muito mais do que uma discussão.

Enfim,

Marketing é importante, planejamento idem, mas tudo na vida começa com a vida, começa portanto com você amigo leitor. Não existem empresas sem pessoas, não existe governo sem pessoas, não existe a vida, sem pessoas. Agora, qual(is) pessoas são importantes, quem queremos atingir, com qual produtos iremos impressionar e nos diferenciar no mercado? Isto sim é viver a vida com inteligência e sabedoria…

E se nada der certo?

Foda-se. Pelo menos eu tentei e não fiquei atrás de uma mesa achando que tudo que acontece na vida cai do céu.

A ideia deste artigo foi baseada no tweet da BizRevolution, coordenado por Ricardo Jordão: Os 4Ps do Marketing são importantes, mas os 4Fs da Vida são os pilares de tudo >ow.ly/i/Jlmp

______________________________________________

Artigo escrito por Gustavo Rocha – Sócio da Consultoria GestaoAdvBr
www.gestao.adv.br  |  gustavo@gestao.adv.br

Um comentário sobre “Os 4 P`s do Marketing versus 4 F`s da Vida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s