Quando pensamos em Carnaval, temos muitos pensamentos, alguns bons outros nem tanto, mas todos relacionados a festas.
Em fato, Carnaval é um momento de festa, mas para o Carnaval acontecer, muita gestão e tecnologia estão envolvidos.
Existem inúmeros fatores, mas destaco apenas 3 para este artigo:
1. Enredo da escola e sua preparação;
2. Entrada no sambódramo;
3. Bateria da escola de samba;
1. Enredo da escola e sua preparação;
Quando pensamos no enredo da escola, parece algo simples, não? Alguns são mais criativos, outros nem tanto. Alguns homenageiam personalidades, outros fatos históricos. Em fato, o enredo é a alma da escola naquele ano. Será sobre aquele tema, aquele norte, aquele foco e objetivo que a escola buscará mais um título. Foram 12 meses de preparação para algumas horas na avenida. Tudo tem que dar certo e ser especial.
Como os minutos que decidem quem será a campeã são poucos, todo o foco das inúmeras pessoas envolvidas deve ser o mesmo: Saber de cor e salteado o enredo, o porque de cada fantasia, de cada carro alegórico. Já imaginou transmitir isto a mais de mil pessoas?
Como? Você não consegue isto com seus 10 funcionários??? Pois é… Não é fácil transmitir o que se quer a mais de uma pessoa. Então, qual a diferença? Como transmitir sem ser informação truncada?
O segredo é um só: Todos que estão numa escola de samba se envolvem. Todos se importam. Todos querem a vitória da escola. Então, na sua empresa a realidade é a mesma?
2. Entrada no sambódramo;
Vamos pensar na cena: Mais de 1000 pessoas entrando juntas, separadas em blocos, atrás de carros alegóricos e cantando… Como organizar tudo isto? É como uma orquestra, cada qual tem o seu papel, a sua função e nada pode sair errado. Qual a diferença disto e do seu negócio? Não vejo nenhuma. Seu negócio deve ser tão ou mais organizado que eles. Deve funcionar como um relógio suíço, sem atrasos, sem erros.
O cliente assina procuração. E depois, como este documento e os demais circulam no seu escritório? Esta é a ideia. A organização da escola de samba precisa saber como, quando, porque e qual finalidade de cada um dos integrantes, senão eles poderão ser a diferença entre os milésimos de pontos para ganhar ou perder naquele ano.
O desfilar pode ser o ato mais importante. Na sua empresa, os fluxos internos são o mais importante, pois precisam estar alinhados a tecnologia e principalmente ao foco da sua empresa e com visão no seu cliente.
3. Bateria da escola de samba;
Uma bateria em perfeita sintonia faz a escola estar próxima de ser campeã. Bater ritimado não é facil… Tente tu e um amigo bater na mesa no mesmo ritmo… Não vai sair coisa boa, pois precisa de muito treino, muita prática e ritmo para isto acontecer como deve acontecer.
Na sua empresa, a realidade é a mesma. Precisa de muito treino, muita vontade e de pessoas com interesse e vontade de treinar e chegar lá.
Se a sua equipe não tem este tesão, será difícil. As vezes, uma só pessoa torna um time inteiro um problema, pela falta de ritmo. Daí, o mestre da bateria tem que expurgar o desritmado… O mesmo vale no seu negócio: Tenha uma equipe de pessoas envolvidas no seu negócio, com foco em resultado e visão para satisfazer o cliente. Isto é política de time campeão.
Enfim,
Quer a nota máxima de desenvoltura, organização e destaques? Treine, aposte na equipe, demonstre sua visão e futuro, foque no cliente e para resultados…
O Carnaval ensina lições úteis a todos nós. Bom feriado!
______________________________________________
Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr