Internet segura?

Hoje, sete de Fevereiro, é o dia internacional da Internet Segura.

Uma excelente data para pensarmos em alguns pontos sobre internet e segurança.

Destaco 3 pontos para colaborar no debate desta data:

1. O que somos sem a internet?

2. Grupos de Crackers e seus atos

3. Censura ou controle na internet

 

1. O que somos sem a internet?

Parece bobagem dizer isto, principalmente se você tem 18 anos ou menos, mas houve um mundo inteiro antes da internet. Um mundo em que muitos ainda sentem saudade (eu particularmente não sou saudosista disto), mas um mundo em que os computadores eram enormes e mais inúteis do que hoje, já que hoje aquela pecinha que fica em frente ao computador é que normalmente não sabe o que fazer com ele.

A internet surgiu como uma revolução e tomou conta de nossas vidas. Hoje, é mais fácil nos relacionarmos com empresas, bancos, compras, etc, tudo pela internet. Até mesmo os relacionamentos entre as pessoas acabaram acontecendo mais pela internet e se concretizando ao vivo, já que de outra forma ainda não inventaram (nada melhor que o bom e velho beijo, não é?).

Agora, pare e pense um pouco: Tire a internet de um dia da sua vida. Quais os benefícios que você teria? Eu consigo imaginar um benefício em um dia sem emails, por exemplo: Descanso aos meus olhos e mais tempo. Agora, o acúmulo que daria de emails para o dia seguinte não compensaria tanto descanso… Imagine: Sem acessar bancos on line, sem acessar sistemas de gerenciamento, sem emails, sem facebook, twitter e tudo mais. Nossa, como diria Raul Seixas: Pare o mundo que eu quero descer!

Parece irreal, melhor surreal pensar num mundo sem internet. Daí uma preocupação decorrente: Crackers.

2. Grupos de Crackers e seus atos

Não está errado o título não. São crackers mesmo. Os hackers, que são os famosos, na verdade são os mocinhos da história. Hacker é aquele que modifica sistemas para melhora-los enquanto os crackers são aqueles que invadem sistemas.

Um grupo de Crackers e hackers intitulado de Anonymus tem feito inúmeros ataques a vários órgãos do governo americano e na última semana os fez contra bancos. Foram vários sites fora do ar por no mínimo horas.

Por enquanto um ataque que parece inofensivo. Contudo, penso que todo ataque continua sendo ataque. Acredito que devemos ter ordem e disciplina, assim como regras. Sou contra a censura, mas regras são universais e quebra-las traz insegurança.

Quero dizer, se hoje sou alguém que não incomoda, meu site não tem problema, mas se um grupo decidir que eu estou incomodando, posso ter ele invadido ou derrubado? Seria isto um judiciário as avessas? É no mínimo uma reflexão a ser feita.

3. Censura ou controle da internet

Ambos (censura ou controle) ao meu ver podem ser prejudiciais a tudo que já conseguimos criar na internet. Esta liberdade tem feito mais que muitas leis, infelizmente. Não lhe deram o que o CDC disse que era o seu direito? Coloca nas redes sociais que eles trocam, afinal, propaganda negativa ninguém quer.

Agora, deixo a reflexão de vocês o seguinte: Mesmo sem censura ou controle, no mínimo, obediência as leis. Quer dizer, não é porque é livre que posso ofender, posso invadir, posso fazer tudo aquilo que mesmo sendo desatualizado para âmbitos de internet, a lei já prevê como crime, como direito de outrem.

Chega de leis! Basta usar a Constituição Federal e as leis que hoje temos para dar um basta na balbúrdia que se instala.

Assim sendo,

Neste dia internacional da internet segura, que seja feita uma reflexão séria daquilo que realmente queremos com a internet.

______________________________________________

Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr
www.gestao.adv.brgustavo@gestao.adv.br

 

Autor: Gustavo Rocha

Consultor nas áreas de gestão, tecnologia e marketing estratégicos. Acesse: www.gustavorocha.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.