Vamos iniciar 2012 com segurança?

Divido com vocês trechos de um artigo publicado no portal G1 sobre segurança em tecnologia. São 5 dicas simples, mas essenciais, posto que já assisti muitas pessoas perderem trabalhos sérios por deixar de lado estas questões simples (leia o artigo na íntegra aqui):

1. Usar senhas fortes e manter anotações atualizadas
Se você escolheu uma senha fraca para algum serviço na web ou mesmo para acessar seu computador, é uma boa hora para trocá-la.

Grande verdade. Inclusive um bom nível de segurança são senhas de no mínimo 8 caracteres, com letras e números e se for se lembrar, coloque um caracter especial, tipo *&%$#@.

2. Desinstalar softwares não utilizados
Se um programa que você não usa mais ainda está no seu computador, desinstale-o. Embora seja raro, brechas em softwares podem ser exploradas pela web de uma forma que nem mesmo especialistas imaginavam. Se você não usa mais um software, não vale a pena manter ele no PC.

Fundamental. Para que manter porcarias no micro? Se você ainda usa windows (recomendo comprar um MAC, mas fazer o quê, tem gente que gosta de sofrer… hehehe), sugiro inclusive formatar o seu computador pelo menos uma vez por ano.

3. Verifique a versão dos programas
Depois que você desinstalou o que não precisa mais, é hora de verificar se aquilo que ficou está na versão mais nova. Seu navegador de internet está na versão mais nova? Os seus plug-ins estão em dia? Os recursos de atualização automática estão ativados? Essas opções normalmente não são difíceis de encontrar, mas você terá de verificar cada software separadamente.

Outra dica importante. Cada programa é atualizado para corrigir erros, brechas de segurança, enfim, para melhorar e não piorar. Então, atualize seu computador e os softwares nele contidos, sempre.

4. Faça e verifique backups

O backup é uma cópia de segurança dos seus arquivos. Ou seja, é uma cópia adicional, secundária. Se você tem apenas uma cópia de um arquivo, mesmo que ela não esteja armazenada no PC, ela não é um backup. O backup é essencial para evitar que danos físicos, descuidos ou outros problemas façam com que você perca os dados.

É claro que o backup também pode sofrer dos mesmos problemas: os DVDs em que você salvou algo podem estar começando a deteriorar, você pode ter esquecido onde colocou aquele pen drive onde salvou as fotos, ou você ainda não baixou da rede social as fotos que foram perdidas depois que o disco rígido do seu computador foi reformatado.

E mantenha os backups atualizados. Ou seja, faça pelo menos um backup diário e mantenha no escritório e faça um semanalmente que você leve para outro lugar (casa, por exemplo). Segurança nunca é demais. Uma dica boa é o dropbox (dropbox.com) que faz o backup automaticamente na internet. Até 2 GB é de graça e os planos mensais são bem em conta, tipo para 50 GB, o valor mensal é de 10 dólares… Uso há muitos anos e estou super satisfeito.

5. Obtenha uma segunda opinião sobre seu PC

Dois antivírus não devem ser instalados no computador, porque podem entrar em conflito e interferir um no funcionamento do outro. Mas isso não significa que, de tempos em tempos, você não possa obter uma segunda opinião sobre a presença – ou não – de pragas digitais no seu computador.

Procure verificar com periodicidade os antivírus, se os mesmos estão atualizados e faça alguns escaneamentos on line, isto ajuda a manter o computador livre destas pragas virtuais.

Enfim,

Pense muito na segurança da informação e dos softwares instalados. Você lida com informações e isto é poder.

______________________________________________

Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr
www.gestao.adv.brgustavo@gestao.adv.br

 

Autor: Gustavo Rocha

Consultor nas áreas de gestão, tecnologia e marketing estratégicos. Acesse: www.gustavorocha.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.