Talvez uma das perguntas mais cobiçadas do conhecimento dos advogados: Como fazer um marketing jurídico dentro do código de ética, com seriedade, conquistar clientes novos, manter os antigos e crescer de maneira sustentável?
Pode parecer complexo, mas a resposta é muito simples, bastam duas palavras: Relacionamento e tempo.
Muitos pensam que a resposta está em visibilidade, propaganda (erro clássico), em tecnologia, redes sociais, enfim, muitas alternativas, muitos caminhos e o resultado esperado não chega. Por que?
Simples: Porque a resposta é singela e requer um investimento caro e difícil hoje em dia: tempo.
Como assim?
Vamos pensar juntos em alguns elementos de marketing jurídico prático e o segredo do sucesso:
Fazer eventos
Fazer eventos onde os profissionais podem difundir conhecimento e ter uma maior visibilidade está bastante em moda hoje em dia e os resultados realmente são positivos.
Para organizar ou participar de eventos o que é necessário?
Relacionamentos para ser convidado para um evento ou criar um evento e ter pessoas para difundí-lo e tempo em ambos os casos para ser um investimento adequado.
Relacionamento com atuais clientes
Este é um tipo de trabalho de marketing que sempre dá resultado. Se já é cliente, ele tem confiança, sabe do potencial do escritório.
Agora, para investir neste cliente, dar a ele informações sobre os atuais processos que tem e possíveis assuntos ou informações úteis para novos negócios há a necessidade de dois fatores: Tempo e relacionamento (para com o cliente).
Redes Sociais
Investir em redes sociais dá resultado? Claro que sim. Mas, para que servem as redes sociais?
Dois pontos: Serem informativas (excelente utilidade, indexação da marca, etc) e promoverem relacionamentos.
Como utilizar isto a favor do seu negócio?
Sendo informativo sobre assuntos interessantes ligados a realidade do negócio e estabelecendo conexões com pessoas.
Como fazer isto acontecer?
Tendo tempo e investindo em relacionamentos.
Enfim,
Você quer saber qual o segredo do marketing jurídico: Tempo e relacionamentos.
Quer fazer crescer o seu negócio? Tenha tempo e relacionamentos.
Agora como conseguir o tempo e relacionamentos é outra estória… leia amanhã sobre este assunto aqui!
_______________________________________
Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr
http://www.gestao.adv.br | blog.gestao.adv.br | gustavo@gestao.adv.br