A HP iniciou suas atividades em uma garagem, assim como muitas empresas de tecnologia. Eles criaram na época as regras da garagem, que transcrevo abaixo:
· Work quickly, keep the tools unlocked, work whenever.
· Know when to work alone and when to work together.
· Share tools, ideas. Trust your colleagues.
· No Politics. No bureaucracy. (These are ridiculous in a garage).
· The customer defines a job well done.
· Radical ideas are not bad ideas.
· Invent different ways of working.
· Make a contribution every day. If it doesn’t contribute, it doesn’t leave the garage.
· Believe that together we can do anything.
· Invent.
Fonte: http://www.wired.com/epicenter/2009/01/rules-of-the-ga/#ixzz11UqvwzzP
Em bom português, as regras são:
Trabalhe rapidamente, manter as ferramentas desbloqueadas, trabalhar sempre.
Saber quando trabalhar sozinho e quando a trabalhar em conjunto.
Compartilhar ferramentas, idéias. Confiança aos seus colegas.
Sem política. Sem burocracia. (Estes são ridículas em uma garagem).
O cliente define um trabalho bem feito.
Idéias radicais não são más idéias.
Inventar maneiras diferentes de trabalho.
Fazer uma contribuição todos os dias. Se não contribuir, ele não deixa a garagem.
Acreditar que juntos podemos fazer qualquer coisa.
Inventar.
Como aplicar estas regras no nosso dia a dia?
Analisando que as regras que eles criaram são um bom resumo de como se portar em um ambiente sadio e não perder a criatividade.
Ou seja:
Trabalhe rapidamente, manter as ferramentas desbloqueadas, trabalhar sempre.
Faça o seu melhor, mantendo tudo ao seu redor organizado e com foco no seu trabalho.
Saber quando trabalhar sozinho e quando a trabalhar em conjunto.
Um não exclui o outro, quer dizer, podemos trabalhar em equipe e produzirmos sozinhos, precisamos encontrar nosso tempo para ambas as tarefas.
Compartilhar ferramentas, idéias. Confiança aos seus colegas.
Quem esconde seu trabalho e ideias não tem como crescer no universo corporativo. Dividir conhecimento para somar produtividade é a regra.
Sem política. Sem burocracia. (Estes são ridículas em uma garagem).
Não só na garagem estas ideias são ridiculas. Precisamos de monitoramento, organização, nunca burocracia. Política, somente a da boa vizinhança e de cordialidade. Politicagem na empresa só leva a pouco trabalho, muita reunião e nada de resultado.
O cliente define um trabalho bem feito.
Precisa explicar? Quem analisa se está bom ou ruim é quem recebe o produto ou serviço. O resto é discurso…
Idéias radicais não são más idéias.
As vezes, as ideias mais simples ou radicais podem solucionar toda a problemática da empresa… Não disperdice ideias. Escute, analise, pense na viabilidade e depois diga não.
Inventar maneiras diferentes de trabalho.
Sempre trabalhar da mesma forma dá segurança, mas segurança é sinônimo de desemprego e perda de mercado. Sem nos reinventar todos os dias, tentar fazer mais e melhor, é impossível crescer.
Fazer uma contribuição todos os dias. Se não contribuir, ele não deixa a garagem.
Procure contribuir com a empresa todos os dias. Se não contribuir, que isto não saia da garagem, ou seja, que a empresa seja o receptor do bom e o sarcófago do ruim. Falar mal da empresa e/ou funcionários não leva a nenhum lugar.
Acreditar que juntos podemos fazer qualquer coisa.
Se você acreditar que pode, você pode. Se não fosse assim ainda estaríamos caçando animais para viver. Nós podemos evoluir. Basta nós querermos e batalharmos para tal.
Inventar.
Sempre buscar algo diferente, algo novo ou uma nova perspectiva sobre aquilo que já existe. Isto é inventar e reinventar.
Enfim,
Use e abuse destas regras de garagem. Se quando era uma garagem já havia regras sólidas e frutíferas como esta, hoje como uma enorme empresa, mais ainda são validas e necessárias para o desenvolvimento sustentável.
Você é uma pequena empresa/escritório? Usa alguma ou todas as regras?
Você é uma grande empresa/escritório? Serve de inspiração estas regras?
Lembre-se: Você é que faz a diferença entre o sim ou não, entre o bom ou mal, entre o sucesso e o fracasso.
Agradeço ao amigo e cliente Daniel Von Hohendorff por me enviar o artigo para reflexão e possibilitar a escrita deste post.
_______________________________________
Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr
http://www.gestao.adv.br | blog.gestao.adv.br | gustavo@gestao.adv.br
Todos direitos reservados.
Terrific work! This is the type of information that should be shared around the web. Shame on the search engines for not positioning this post higher!
CurtirCurtir
Beneficial info and excellent design you got here! I want to thank you for sharing your ideas and putting the time into the stuff you publish! Great work!
CurtirCurtir
Thanks for some quality points there. I am kind of new to online , so I printed this off to put in my file, any better way to go about keeping track of it then printing?
CurtirCurtir
I put in a pdf file and read any time I want!
CurtirCurtir
found your site on del.icio.us today and really liked it.. i bookmarked it and will be back to check it out some more later
CurtirCurtir