Notícia desta semana, ou seja, atualizadíssima: Estamos a poucos passos de termos o Peticionamento Eletrônico no TJRS. Leia aqui.
Você sabe o que é processo eletrônico? O que é certificação digital?
Se você pensa que basta comprar um escaner, cuidado. Existem procedimentos, organização e planejamento para que o seu escritório não seja um refém da tecnologia e do processo virtual.
Você sabia que os documentos a serem enviados a justiça de forma eletrônica são num determinado formato – pdf – e não podem ser enviados noutro formato?
Você sabia que existe um limite de tamanho para envio dos arquivos a justiça? Ou seja, não basta escanear e enviar, tem que obedecer a um tamanho específico?
Você sabia que ao escanear podemos ter várias folhas num mesmo documento? E também podemos ter um documento único específico e envia-lo separadamente?
Não basta ter o conhecimento. Tem que usar a tecnologia ao seu favor.
Além disto, sem organizar a equipe, montar fluxos corretos e transformar o processo eletrônico numa tarefa adequada a equipe, o processo eletrônico será um fardo e não um benefício.
Você sabia que no processo eletrônico é você que se intima do processo e não há publicação em diário oficial?
Você sabia que no processo eletrônico temos decisões em termos de processos repetitivos de maneira muito rápida, tendo sentença em poucos meses?
Você sabia a certificação digital adquirida para o processo eletrônico vale para todos atos da vida civil e não apenas para o processo?
Se você leu os questionamentos em destaque e sabe todas as respostas, ótimo. Você já tem o básico para processo virtual, bastando sua implementação na realidade do seu escritório.
Agora, se você tem dúvidas ou algumas perguntas soaram como grego, cuidado… O direito não socorre aqueles que dormem, já diz o brocardo jurídico.
Leia mais sobre certificação digital e processo eletrônico.
Precisa de ajuda ou orientação? Entre em contato. Teremos prazer em auxiliar.