25 serviços gratuitos para ofertar ao cliente

Quando pensamos em serviços que vamos dar valor ao nosso trabalho, geralmente refletimos sobre investimento.

Recentemente o portal Law.com revelou um interessante artigo com 25 dicas gratuitas para adicionar valor a sua oferta ao cliente.

Para ler o artigo em inglês, clique aqui. Veja uma versão traduzida, aqui.

Comento algumas dicas:

1. Visite o seu cliente frequentemente – Nada mais sábio. Visitar o seu cliente e ouvir as suas necessidades é uma premissa fundamental para o escritório jurídico, posto que a ideia do escritório jurídico é ser um parceiro de crescimento e não apenas um apoio técnico quando existem causas jurídicas.

2. Peça retorno sobre o serviço prestado – Como você pode saber se o serviço prestado atingiu as expectativas do cliente? Só pelo seu conhecimento ou pelo ganho da causa? Um processo ganho depois de 10 anos pode não ser a melhor alternativa, muitas vezes um acordo em 3 meses resolve mais, mesmo com investimento maior. Converse com o seu cliente. Crie um formulário de satisfação, enfim, veja como ele pensa a seu respeito.

3. Agende um horário de visitas – Mantenha-se sempre no cliente. Agende um horário com o sócio, outro dia com o gerente, outro dia com o pessoal de produção da empresa cliente, por exemplo. Veja o que cada um pensa. Seja a estratégia da empresa.

4, Use o serviço do seu cliente – Você é advogado da coca-cola? Então beba coca-cola! Indique a coca-cola e divulgue o produto! E, lógico, faça o seu cliente saber que você faz isto.

5. Envie material sobre a empresa – Ajude o cliente no seu negócio. O verdadeiro serviço do advogado é auxiliar o cliente no seu desenvolvimento e não ficar atrás de uma mesa fazendo processos. Fazer processos é commodities. Ser estratégico para o cliente é advogar em prol do mesmo!

6. Diga ao seu cliente o que não é cobrado – ou seja, informe que para uma consulta ou resposta por e-mail não será cobrado nenhum valor adicional. Isto demonstra a parceria do trabalho e não fica a ideia de que o advogado cobra por tudo que é feito.

7. Envie ao cliente resumos ou ideias – Leste um artigo sobre a mudança da composição das telhas de amianto? Envie para o seu cliente que é engenheiro, construtora, etc! Demonstre a ele que o negócio dele é importante para o escritório!

Está repensando a sua forma de agir com o seu cliente? Ótimo!

A estratégia deve fazer parte da vida do escritório jurídico em relação a ele mesmo e ao seu cliente. Sempre!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.