Computação nas nuvens – de novo…

Já escrevo no blog GestãoAdvBr sobre computação nas nuvens há algum tempo, e este assunto tem crescido vertiginosamente na tecnologia e, por óbvio, respinga no direito. Leia outros posts sobre este tema aqui.

Neste mês de Julho a Microsoft lançou uma versão beta ( de testes) do Office on line e está com projetos de lançar até o final do ano uma versão que possa ser utilizada no proṕrio navegador.

O Google já tem o Google Docs há algum tempo, mas informou igualmente que fará melhorias em breve neste sistema.

Não podemos olvidar que hoje os e-mails são ferramentas indispensáveis de trabalho. Igualmente, que os e-mails podem ser acessados no seu computador ou através do site do provedor do e-mail (Hotmail, Pop, Terra, Uol, etc).

E os arquivos do word, onde estão as petições?

No meu servidor do escritório, responderão a maioria.

Certo. E se estás no fórum e descobres que o último dia do prazo é hoje daquele recurso importante… São 17h30min, não dá mais tempo de voltar ao escritório… Perdeu o prazo?

Sim, se não tens nada nas nuves; Não, se tens arquivos nas nuvens.

Ter arquivos nas nuvens significa acessar os arquivos em qualquer computador, inclusive na sala da OAB dentro do fórum.

Significa ter um espécie de “word” virtual, onde podes editar, salvar, imprimir, etc.

O conhecimento para trabalhar nos arquivos, o advogado já tem, pois já usa editores de texto. Precisa apenas compreender que pode mais, pode agora ter tudo on line.

E a segurança?

Requisito fundamental é a segurança. Nada de usar senhas fáceis como 1234, abcd, etc. Nada de usar uma única senha para tudo.

Quanto ao fato de estar nas nuvens e não no seu computador, tenho uma boa senha e não entre em sites desconhecidos. As chances de ser invadido, hackeado ou alguém acessar seus dados é difícil com estes cuidados básicos. Até porque pegar arquivos da rede dentro do escritório, copiar numa pendrive e levar para casa ninguém se preocupa, mas deixar na internet é um terror…

Repense suas atitudes em relação a computação nas nuvens. Nela está o futuro, pois o processo já é virtual, os emails também, as provas em breve serão…

Muito sucesso!!!

6 comentários sobre “Computação nas nuvens – de novo…

  1. muito interessante essa questão, uma vez que a tecnologia esta ae para facilitar nosso trabalho, vale ressaltar que uma vez com o prazo de entrega apertado poderemos utilizar essa tecnologia até mesmo pelo celular, onde modelos mais novos disponibilizam o acesso e alguns até mesmo possuem o windows 95.

    Curtir

  2. Realmente, muitíssimo interessante e mais que isso: ÚTIL.
    Porém, não esqueçamos de um detalhe importante, principalmente aqueles da área juridica. Não existe ainda uma legislação protetora aos usuários contra o mau uso que os SERVIDORES DE HOSPEDAGEM de seus arquivos podem fazer com seus arquivos e o conteúdo dos mesmos.
    Quer entender um pouco do que digo?
    Crie um usuário novo, por exemplo, no ORKUT…e LEIA “DETALHADAMENTE” O CONTRATO que você está fazendo com a EMPRESA GOOGLE: Me parece que entregamos todo o conteúdo para eles e mais, eles não se responsabilizam por NADA !!!
    Leve isso para o seu HD VIRTUAL(é isso que é um servidor de email ou de arquivos na internet, um Disco Rígido Virtual) e teremos CAOS.
    Estamos abrindo mão muito facilmente de nossa proteção em troca de tecnologia e não estamos tendo o devido cuidado e consciência dos riscos que podem advir.
    Não estou contra a tecnologia (Trabalho na área de informática).
    É o óbvio a tendência da informatização ou virtualização de todas as áreas de nossa vida, mas, ATENÇÃO E CUIDADO são extremamente necessários, pois não podemos contar com ética a nível internacional (As empresas Google, Microsoft, Uol, Aol, Apple são multi ou transnacionais), não existe uma lei clara em relação a proteção de dados informatizados ou digitalizados, portanto, estamos apenas “confiando” que essas empresas são honestas.
    Se dermos uma olhada na FOLHA CORRIDA das mesmas, estão repletas de processos denunciando-as por ROUBO DE COPYRIGHT…ou seja, roubo do direito de propriedade da informação (roubo de programas de outras empresas de software é alguns dos casos).
    Entendo que simultâneamente com a capacidade de espanto diante destas maravilhas da tecnologia que sei as enormes vantagens e traquilidades que nos trazem, temos que repensar como a LEI poderá vir a abranger exatamente isto, pois são os CLIENTES que estão sob risco de roubo de informação e,
    senhas seguras não existem, pois, basta um programa chamado TROJAN que seu anti virus não venha a perceber (e não percebem muitas das vezes) e suas senhas e logins estão gravados durante a digitação e enviados para o email do criador utilizá-los como bem desejar.
    ROBERTO – Técnico em INformática – Licenciado em História e Mestrando em Educação (UNIJUI).

    Curtir

  3. Obrigado pelo seu comentário Roberto!

    Realmente, a tecnologia é fascinante. Ao mesmo tempo que auxilia, encurta distâncias, nos traz algumas preocupações que antes não tinhamos.

    Segurança, esta é a palavra chave.

    Concordo integralmente com teu texto.

    Bom finde!

    Curtir

  4. Concordo plenamente com o argumento do Roberto, a EULA do google é abusiva, escrevi sobre isso em meu blog (http://www.tecdom.com.br/blog/2008/10/08/o-google-e-inconstitucional/) .

    No caso de documentos importantes e/ou confidenciais, ainda defendo a idéia de você ter sua “propria nuvem”, ou seja, como os documentos estão no servidor do escritório, você pode ter no servidor um terminal server (http://www.microsoft.com/brasil/pr/term_serv.htm) com acesso remoto ou algo que o valha.

    No mais, parabéns ao Gustavo, gosto de suas idéias e sou seu leitor assíduo via email, rss e twitter.

    Abraço

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.