Tenha um olhar diferente

Divido com vocês um artigo escrito por Max Gehringer inserido em Coleções Lições para o Sucesso:

“Tenha um olhar diferente

Muitas empresas deixam uma caixinha de idéias e sugestões à disposição dos funcionários. Qualquer um pode depositar ali a sua sugestão. É um jeito pratico e barato de captar idéias que podem se transformar em grandes soluções.

Na prática

Um amigo meu, o Fernando, é campeão de dar sugestões para a empresa em que trabalha. A cada ano, ele apresenta umas cem idéias. E metade delas sai do papel e passa a fazer parte do dia-a-dia.

O mais interessante é que as sugestões do Fernando são bem simples, fáceis de colocar em prática e de baixo investimento. A tal ponto que meu amigo ficou conhecido como “rei das pequenas idéias”, um título que ele carrega com muito orgulho.

E qual a fonte de inspiração para tantas pequenas idéias que dão certo?  Para o Fernando foi a história mundialmente famosa da invenção do Post-It  – aquele bloquinho adesivo amarelo para anotações.

Para quem não sabe, a fabricante 3M inventou em 1980 uma cola que não colava. A idéia tão fora de propósito que foi engavetada. Até que um funcionário chamado Athur Fry teve a idéia de usar a tal cola para criar o Post-It, o papelzinho que adere, mas não gruda. Em pouco tempo, a invenção ganhou o mundo e rendeu uma fortuna para a 3M.

O que profissionais como Fernando fazem é algo semelhante.

Eles conseguem ter um olhar diferente para tudo o que está ao redor, ver algum detalhe que passa despercebido por todos. Ele é o modelo do profissional criativo do século XXI, capaz de ter pequenas idéias que, ao fim de um ano, rendem mais do que uma grande idéia. Tanto para a lucravidade da empresa, quanto para o prestigio dele.”

Já presenciei empresas que sequer escutam seus funcionários e afirmam categoricamente: “Eles não sabem nada!”

Todos sabemos algo. Alguns mais sobre determinado assunto e menos sobre outro.

Precisamos dar azo para dois adjetivos: Pensar e Criar.

As idéias dos funcionários em uma caixinha podem não ser a solução, mas crie canais de comunicação com os funcionários. Permita que eles possam lhe dizer o que sentem, pensam e avaliam a tua empresa.

Este diferencial pode te trazer ao topo.

Igualmente não mate a criatividade do funcionário. São idéias simples que podem economizar. Leia esta idéia aqui.

Reflita e crie este mecanismos de comunicação.

Depois venha aqui e nos conte como foi!

2 comentários sobre “Tenha um olhar diferente

  1. Acabo de ler sobre criatividade e achei muito interessante, confesso que em meu ramo de trabalho, ter uma característica forte como CRIATIVIDADE é fundamental (Trabalho na área de Lazer e Entretenimento), mas só tê-la não é o essencial. Minha equipe de funcionários são motivados a pensarem e criar, sempre sendo recompensado por isso, idéias simples que as vezes não conseguimos enxergar por carregar muita burocracia durante nossos dias.
    Cito um exemplo dos profissionais da colgate que foram colocados em cheque para aumentar a venda dos produtos de pasta de dentes, imaginaram campanhas milionárias de marketing e diversas situações que gastariam muito dinheiro, enfim, em uma destas conversas de “executivo” foi realizada perto de algumas máquinas onde haviam diversos operários, um ouviu e pediu para dar uma idéia, dizendo que se quiserem aumentar as vendas porque não aumentam o tamanho do orifício o qual sai a pasta, saindo mais, gasta mais.
    A idéia foi prontamente atendida e a colgate tornou-se líder em vendas com uma idéia simples de um simples operário.
    Ótimo post, parabéns

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.