Mais uma análise de mercado

Na semana passada postei aqui um artigo fazendo uma análise de mercado sobre uma pesquisa publicada. Veja aqui.

Hoje vou analisar uma pesquisa publicada no Blue Bus.

A pesquisa foi realizada com 390 meninos e meninas de idade entre 15 e 19 anos.

Colaciono dois trechos da entrevista:

“O trabalho de campo, que entrevistou 390 meninos e meninas, entre 15 e 19 anos, das classes A, B e C, foi feito no mês passado. Os resultados mostraram que nada menos que 89% desses jovens praticam algum esporte. Se você pensou que o futebol ficou em primeiro lugar, errou – a maior parte deles (43%) pratica caminhadas. O velho esporte bretao ficou em 2o lugar, sendo disputado por cerca de 1/3 dos entrevistados. É claro que sao as moças as culpadas por esse resultado – depois de caminhadas, elas preferem dança, nataçao, vôlei e corridas. Já os rapazes gostam mesmo de correr atrás de uma bola – 52% praticam futebol e 39% futsal. Na sequência, vêm caminhada, corrida e nataçao. Os adolescentes brasileiros gastam em média de 1 a 2 horas por dia fazendo esportes. Na divisao do tempo dessa garotada, a prática esportiva perde para dormir, acessar a web, estudar, escutar música e ver TV.”

Para falar com esses consumidores, a internet é o meio mais eficaz – 60% deles se informam sobre as marcas pela web, contra apenas 20% que fazem isso através da TV aberta. Prova da força da internet é que se tivessem que levar apenas um meio de comunicaçao para uma ilha deserta, 61% carregariam um computador. Nesse cenário, é natural que a maioria forme opiniao sobre determinada marca ou produto a partir do site da empresa ou do testemunho de outros consumidores.”

Você tem dúvida que a internet é a forma da comunicação atual?

Basta raciocinar: Se com idade entre 15 e 19 anos 61% carregam um computador para uma ilha deserta, imagine daqui a 5 ou 10 anos?

Quer dizer, daqui a 5 ou 10 anos, potencialmente estes consumidores vidrados em internet escolherão a marca através da web. E se a sua marca não estiver na internet?

Ou pior, estiver de forma não atrativa?

Ou ainda pior, estiver sendo denegrida?

A sociedade evolui e o direito deve acompanhar. A advocacia não pode aguardar que os valores dos anos 60/70/80 permaneçam pela eternidade. Os valores dos anos 90/2000 estão vigorando a cada ano.

Daqui a 10 anos o seu escritório estará em pleno vapor, mas com um cliente completamente diferente.

Um cliente que lê, busca informações, compara informações, quer informações antes de selecionar o serviço e confia não apenas em indicações, mas igualmente em comentários de blogs, afirmações do Orkut, LinkedIn, etc.

Leia mais sobre este assunto aqui.

Reflita sobre este tema e prepare agora o seu escritório. Quanto antes iniciar, antes começará a colher os frutos!

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