Na semana passada postei aqui um artigo fazendo uma análise de mercado sobre uma pesquisa publicada. Veja aqui.
Hoje vou analisar uma pesquisa publicada no Blue Bus.
A pesquisa foi realizada com 390 meninos e meninas de idade entre 15 e 19 anos.
Colaciono dois trechos da entrevista:
“O trabalho de campo, que entrevistou 390 meninos e meninas, entre 15 e 19 anos, das classes A, B e C, foi feito no mês passado. Os resultados mostraram que nada menos que 89% desses jovens praticam algum esporte. Se você pensou que o futebol ficou em primeiro lugar, errou – a maior parte deles (43%) pratica caminhadas. O velho esporte bretao ficou em 2o lugar, sendo disputado por cerca de 1/3 dos entrevistados. É claro que sao as moças as culpadas por esse resultado – depois de caminhadas, elas preferem dança, nataçao, vôlei e corridas. Já os rapazes gostam mesmo de correr atrás de uma bola – 52% praticam futebol e 39% futsal. Na sequência, vêm caminhada, corrida e nataçao. Os adolescentes brasileiros gastam em média de 1 a 2 horas por dia fazendo esportes. Na divisao do tempo dessa garotada, a prática esportiva perde para dormir, acessar a web, estudar, escutar música e ver TV.”
“Para falar com esses consumidores, a internet é o meio mais eficaz – 60% deles se informam sobre as marcas pela web, contra apenas 20% que fazem isso através da TV aberta. Prova da força da internet é que se tivessem que levar apenas um meio de comunicaçao para uma ilha deserta, 61% carregariam um computador. Nesse cenário, é natural que a maioria forme opiniao sobre determinada marca ou produto a partir do site da empresa ou do testemunho de outros consumidores.”
Você tem dúvida que a internet é a forma da comunicação atual?
Basta raciocinar: Se com idade entre 15 e 19 anos 61% carregam um computador para uma ilha deserta, imagine daqui a 5 ou 10 anos?
Quer dizer, daqui a 5 ou 10 anos, potencialmente estes consumidores vidrados em internet escolherão a marca através da web. E se a sua marca não estiver na internet?
Ou pior, estiver de forma não atrativa?
Ou ainda pior, estiver sendo denegrida?
A sociedade evolui e o direito deve acompanhar. A advocacia não pode aguardar que os valores dos anos 60/70/80 permaneçam pela eternidade. Os valores dos anos 90/2000 estão vigorando a cada ano.
Daqui a 10 anos o seu escritório estará em pleno vapor, mas com um cliente completamente diferente.
Um cliente que lê, busca informações, compara informações, quer informações antes de selecionar o serviço e confia não apenas em indicações, mas igualmente em comentários de blogs, afirmações do Orkut, LinkedIn, etc.
Leia mais sobre este assunto aqui.
Reflita sobre este tema e prepare agora o seu escritório. Quanto antes iniciar, antes começará a colher os frutos!