Artigo publicado no portal Investidura e no portal O Gerente.
Quantas e quantas vezes você já ouviu sobre análise de mercado?
Akio Moritta afirmou “Problema com as pesquisas é que elas contam o que as pessoas estavam pensando sobre o ontem, não o amanhã. É como dirigir um carro usando o espelho retrovisor”.
São pesquisas, interpretações e mais interpretações e muitas vezes sem proveito prático objetivo…
Pior ainda na área jurídica.
A reflexão que proponho hoje é pegar um exemplo prático retirado do site CHMKT. Leia a pesquisa integral aqui.
Na pesquisa indicada acima temos o seguinte perfil do consumidor brasileiro:
“Grupo 1: For Fun
É o grupo mais numeroso, com 45% da população economicamente ativa. São pessoas que preferem pagamento a prazo e que, freqüentemente, fazem compras por impulso. A grande maioria é de solteiros com idade até 24 anos das classes C, D e E. Não querem assumir responsabilidades, valorizam marcas divertidas e espelham-se em personagens de novelas. Sua principal fonte de informação são as revistas.
Grupo 2: Exploradores
É formado por solteiros das classes A e B, com idade média de 32 anos. São independentes e bem informados, se interessam por acontecimentos internacionais e tem fluência na língua inglesa. Estão felizes com o padrão de vida que possuem e tem a internet como maior fonte de informações. São consumidores fiéis às marcas, e valorizam aquelas mais refinadas e inovadoras, principalmente as que facilitam as tarefas diárias. Este grupo representa 27% da população.
Grupo 3: Analógicos
São aqueles consumidores casados, com mais de 35 anos e frequentemente acima do peso. Mais da metade é responsável por alguma criança. Procuram preços baixos e recebem grande influência dos filhos na hora de gastar. Não possuem preconceito com outras pessoas, mesmo em se tratando de orientação sexual, e gostam de participar de sorteios e promoções. Preferem marcas tradicionais e que combatem desigualdades sociais. Os analógicos correspondem a 28% dos brasileiros .”
Vamos analisar os três grupos:
Grupo 1 – Você já entendeu que são cerca de 45% da população, que prefere compra a prazo e querem coisas divertidas. Até aí nenhuma novidade. Qual a análise para mercado jurídico? Bem, se este for o seu público alvo (frente ao tipo de ação que você têm no escritório), você precisa estar conectado a este tipo de público. Sua marca (como escritório) deve ser relacionada a ações da web 3.0, ou seja, faça um Twitter, um Blog, Site e tudo mais. Mesmo as classes C, D e E estão incluídas no mundo digital. E mais, prepare um bom parcelamento dos honorários…
Grupo 2 – Resta claro que são pessoas informadas. Então, se este for o seu público alvo (frente ao tipo de ação que você têm no escritório), crie um Blog, faça podcasts, videocasts, use e abuse da internet como fonte de informação. Dê ao seu público alvo aquilo que ele quer: informação.
Grupo 3 – Grupo que corresponde a 28% dos brasileiros. Pela análise feita na pesquisa e se este for o seu público alvo (frente ao tipo de ação que você têm no escritório), sugiro ações voltadas ao social, como ações civis públicas, defesa de direitos dos oprimidos, etc. Isto fará a tua marca memorável.
Não é tão complexo como parece ler a pesquisa de uma maneira a tomar ações na área jurídica. Basta manter este foco.
E você? Já pensou nas ações a partir desta pesquisa?
Compartilhe conosco as suas idéias!
Amanhã abordaremos sobre uma destas ferramentas sociais, o Twitter. Não perca!
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