Um artigo interessante da Legally Minded dá dicas sobre Marketing Jurídico, dizendo quanto tempo se gasta por semana para manter estas dicas ativas.
Para ler o artigo em inglês clique aqui. Para ler uma versão traduzida, clique aqui.
Destaco algumas destas dicas:
1. Perfil no LinkedIn. Para quem não conhece, o LinkedIn é uma rede social, similar ao orkut, mas voltada exclusivamente para os negócios. Você leva uns 5 minutos para preencher os formulários básicos no máximo. Agora, o ideal e diferencial é preencher o perfil completo e convidar todos da sua rede para te conhecerem e reconhecerem por lá. Neste perfil você pode ser recomendado por outras pessoas, o que de certa forma é um aval de quem te conhece. Vale a pena. Se estiveres por lá, meu perfil é http://www.linkedin.com/in/gestaoadvbr
Você deve gastar em média uns 15 minutos por semana para atualizar partes do perfil (ele “puxa” as atualizações do Twitter e do teu Blog) e conhecer novas pessoas.
2. Perfil no Twitter. Eu já escrevo sobre twitter há bastante tempo. Leia mais aqui. Agora, realmente não demora muito para atualizar o Twitter. O importante é não esquecer de atualizar o Twitter e as outras ferramentas. Este micro-blogging é uma ferramenta poderosa de divulgação, fixação de marca e opinião entre o escritório e o cliente.
3. Blog. Outra dica que sempre discorro a respeito. Leia mais aqui. O tempo de atualização semanal é de uma hora, aproximadamente. Claro, pode se dedicar mais tempo ao Blog, mas isto é uma variação de escritório para escritório.
Agora vamos pensar no seguinte: Você está atucanado com prazos, precisa investir em marketing jurídico, mas não tem tempo.
Tem solução!
Recentemente um parceiro ofertou um produto muito interessante: Por um valor fixo mensal, é disponibilizado ao escritório de advocacia um serviço que engloba publicação no site do escritório, reformulação do site – caso seja necessário – publicação dos artigos/noticias no Blog do escritório, Twitter e outras ferramentas sociais. Ou seja, em bom português: uma terceirização especializada da divulgação do escritório.
O serviço conta com uma profissional de jornalismo para elaboração de publicações mais técnicas e perfectibilizadas. Penso que vale a pena, pois o advogado pega uma notícia ou decisão, faz um e-mail para empresa, e esta faz o resto.
A advocacia mais uma vez está criando espaços para profissionais de diversas áreas. Assim como jornalistas estão se especializando neste mercado, já temos engenheiros organizando processos internos de grandes bancas brasileiras, temos psicólogos e psicoterapeutas atuando conjuntamente em ações judiciais, e assim por diante.
Como afirmei neste artigo, repense a advocacia.
O mundo está em constate evolução. E você?