Esta frase é a chamada para um artigo escrito por Thibalt Deleval do saite Espanhol Legal Today.
O artigo discorre sobre marketing, dizendo que marketing é basicamente vender mais e melhor. Mas, no seu bojo traz estratégias muito interessantes para o dia a dia de um escritório de advocacia, comparando o escritório com vendas diretamente. Claro que as regras ainda não podem ser aplicadas integralmente no Brasil frente a legislação do Código de Ética – que ao meu ver precisa ser urgentemente revista.
Repasso algumas destas estratégias abaixo:
1. Desenvolva a força de vendas: Ou seja, envolva o seu cliente interno, ofertando aos seus funcionários e advogados remuneração por fechamento de contratos.
2. Fortaleça a idéia de marca: Sabemos que o custo uma camiseta da marca “Ellus” é muito maior do que uma dos “camelôs”. Qual a idéia disto: Marca é sinônimo de qualidade. Então, traga esta idéia para o seu escritório! Desenvolva uma marca com sinônimo de qualidade, transparência, ética…
3. Investigação e desenvolvimento: Um escritório de advocacia deve se antecipar a seus concorrentes e inovar com produtos novos – leia-se teses novas – visando ampliar o mercado de atuação e fortificar os resultados. Conheça a idéia de alianças estratégicas aqui.
4. Estratégia de clientes: É fundamental que o escritório conheça o seu cliente, preocupe-se com o mercado dele, ajude-o a crescer, fidelizando-o. Estamos na era do cliente e com um mercado globalizado forte e competitivo. O cliente tem o poder de escolha e para que ele escolha o seu escritório, precisa entender que é o melhor para ele. Viva a vida do cliente junto com o cliente! Escute um podcast sobre este tema aqui.
5. Comunicação: Use e abuse de todos os tipos de comunicação existentes no mercado! Faça um blog, transforme o seu site, crie podcasts, videocasts, etc. Leia mais sobre este tema neste post.
São dicas práticas e úteis para reflexão da estratégia do seu escritório. O nosso trabalho é criar junto com os escritórios estas ferramentas de desenvolvimento. Conheça mais aqui.
_______________________________________________
Para ler o artigo original em espanhol, acesse aqui.
Para ler uma tradução do site feita pelo Google Tradutor, acesse aqui.