O primeiro dia do administrador num escritório de advocacia

Amigos,

Na publicação americana chamada “Law Pratice” que saiu em Dezembro de 2008 há um artigo chamado “Day One: What You Need to Know”, ou seja, primeiro dia, o que você precisa saber.

A reportagem traz idéias, conselhos de administradores americanos sobre a idéia “você está no primeiro dia como administrador de um escritório de advocacia. O que fazer?”

São ao total oito respostas. Faço a minha análise sobre elas. Leia na íntegra em inglês aqui.

De todas as dicas apresentadas, entendo como fundamentais três premissas:

1. Tenha paciência – A maioria das pessoas que obtém tarefas querem cumpri-las no menor tempo possível, demonstrando assim resultados imediatos. A vida é um ciclo de conquistas. Conquistamos o direito de estar vivo. Aprendemos a falar, ouvir, ler, namorar. Aprendemos um ofício e praticamos com paixão. Mas, pensando na linha de tempo, quantos anos levamos para chegar lá? Nem o mundo foi feito em um dia. Se estás administrando, administre primeiro a si. Avalie a si mesmo, que nada mais é do que um verdadeiro templo interior, e lapide o que há de melhor em si. Depois analise cada prioridade e execute uma solução de cada vez. Lembre-se: Sempre há uma solução e se achas que não há, então, solucionado está.

2. Escutar mais do que falar – Temos dois ouvidos e uma boca. Vamos então usar esta proporção como regra. Muitos querem demonstrar seu conhecimento, sua sabedoria. Não podemos, por óbvio, nos calar unicamente, mas devemos observar ao nosso redor. Faça este teste: Escolha o dia de amanhã apenas para ouvir e pouco falar. Verás um mundo completamente diferente. Perceberás a ansiedade das pessoas. Verás que muito do que as pessoas se preocupam é relacionado ao estado emocional e não a razão. Use a razão nas atitudes e verás a diferença.

3. Tenha foco – O pensador e filósofo Sêneca há séculos afirmou “Nenhum vento lhe será favorável se não sabes para aonde vai”. Separe as prioridades, organize em etapas de cumprimento e focalize as energias nas metas travadas. Somente mude se for para finalizar. Siga as metas e desafios estabelecidos. Dê o exemplo. Aquele que a todo momento muda demonstra claramente que não sabe para qual caminho está indo. Por óbvio, ululante, diáfano, cristalino que se houverem imprevistos realmente significativos, o projeto pode ser modificado. Mas, sempre sendo uma decisão racional e baseada em fatos e nunca em suposições.

Estas idéias dão um norte de gestão e atitudes para um administrador iniciante.

Uma ótima semana!!!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.