Novidades Fenalaw 2019: Espaider

Farei uma série de artigos com diversas novidades e curiosidades que vi e aprendi na Fenalaw 2019. Vem comigo!

Abrindo os trabalhos, vem um software antigo no mercado, top de linha, que se reinventou na sua versão 7, lançada com exclusividade na feira, com mudanças drásticas de layout, muitas novas funcionalidades e uso da inteligência artificial de forma melhorada (O Parker).

Vejamos algumas novidades trazidas pelo desenvolvedor:

INTERFACE

Uma das grandes novidades do ESPAIDER 7 é a Interface. A Fácil está chamando de “nova experiência usuário-máquina” porque essa é uma grande novidade para o setor jurídico. Nenhum outro sistema jurídico apresenta essas características (algumas inovadoras) e sabemos que algumas outras empresas concorrentes nem poderão criar, pois teriam que reescrever todo o produto. Alguns conceitos poderão ser assemelhados, mas nunca se comportarão como no Espaider.

O Espaider já era reconhecido por ser o mais completo de sua categoria e o mais flexível em termos de personalizações, para se adaptar ao modelo de cada negócio. De certa forma a interface também acompanhava essa tendência, mas estava muito ligada à consultoria e ao suporte; em outras palavras, a interface podia se adaptar ao modo do usuário, mas dependia de técnicos que conhecessem o Espaider para configurá-lo. (Ou para toda a empresa ou para grupos de usuários ou para cada usuário individualmente).

O que a Fácil fez no ESPAIDER 7 é “empoderar” o usuário nessas questões. O usuário determina como o sistema deve se apresentar para o seu uso diário.

A flexibilidade que o Espaider já apresentava, ao se adaptar ao modelo de gestão de departamentos jurídicos e escritórios de advocacia, a Fácil traz para sua nova interface, que também se adapta à maneira como cada usuário utiliza o produto em termos de funcionalidades.

O foco da nova interface do Espaider 7 foi: beleza e usabilidade.

A Fácil utilizou no desenho da interface todas as técnicas recomendadas pelo GOOGLE, no que denominam “material design”. (Podes achar vídeos do Google no Youtube que explicam essas métricas, sombras, cores, etc.). Isso deixou a interface muito moderna, ótima para dispositivos móveis e muito bonita do ponto de vista de coerência e estética.

O foco na usabilidade foi justamente de permitir que o usuário crie favoritos e atalhos, indicando como deseja utilizar o produto. Que varia de usuário para usuário. Cada usuário tem funções que utiliza mais ou menos ou que nunca utiliza. Funções que o usuário nunca utilizava estavam na tela. Agora o usuário não precisa mais desviar ou se preocupar.

FAVORITOS

O usuário pode “favoritar” o que mais utiliza do menu. O Espaider se adapta na hora, dinamicamente. O usuário já vai percebendo como a tela está ficando com a localização das funções e botões. As telas ficam mais limpas e agradáveis e facilitam a utilização. A configuração é por usuário e o Espaider grava automaticamente essa nova configuração.

ATALHOS

Funcionalidades que podem exigir dois ou mais cliques (algumas até quatro cliques) podem ser ligadas a atalhos. E com um clique o usuário já pode acessá-las no Grid. Elas aparecem na tela quando o usuário aponta no grid. O usuário escolhe também o ícone que melhor representa para ele aquela funcionalidade. Esses ícones são uma lista de padrões mundiais bastante extensa.

FILTROS

Os filtros podem ser criados à vontade pelo usuário. O usuário pode “favoritar” os campos de filtro que mais utiliza. Um botão de filtro está sempre à mão na tela. O usuário pode posicioná-lo onde deseja. Quando clica nesse botão aparecem os campos de filtro que mais utiliza. Fica muito fácil e rápido filtrar informações.

TELAS LADO A LADO E MUDANÇA EM FORMATO CARROSEL

Essa é uma inovação da Fácil. Agora as telas podem ser vistas lado a lado e não sobrepostas. E quando outras filhas são abertas, a da direita vai para a esquerda e da esquerda some. A Fácil chama de CARROSEL.

Ao mesmo tempo, no topo da tela vai ficando o caminho. As telas que foram abertas. Com isso o usuário pode voltar para a primeira tela com apenas um clique.

TEMAS

Os usuários podem escolher TEMAS, ou seja, cores diferenciadas para telas e botões. Existe inclusive o tema NOTURNO para ser utilizado em casos em que não se deseja que exista muita luminosidade.

PERSONALIZAÇÕES DA TELA

As personalizações de tela para empresas ou escritórios, grupos ou individuais ainda continuam. Os consultores e técnicos ainda continuam com todo aquele poder que o Espaider já permitia e melhorado, ver próximo item. Mas porque é importante colocar isso: existem alguns produtos concorrentes no mercado, que foram desenvolvidos depois do Espaider, que obviamente cuidaram mais do design e apresentam uma interface um pouco melhor em termos de beleza que o Espaider 6. (Mas nem perto do Espaider 7). Mas a questão é que esses produtos têm interfaces duras. Não podem ser customizadas. Não conseguem tirar campos, mudar legendas, seja para a empresa, para grupos ou para usuários. Ou seja, a interface desses concorrentes é bonita, mas muito rígida. Na prática, quando os usuários de uma organização média ou grande vão utilizar é que percebem esses defeitos. Não conseguem obter configurações para suas características e preferências.

MODO DESIGN

O ESPAIDER 7 tem o que denominamos MODO DESIGN. Os consultores da Fácil agora colocam a tela que está sendo apresentada ao usuário em MODO DESIGN e podem fazer as mudanças desejadas já na tela. Editam a tela na frente do usuário para que ele veja como fica e já pode aprovar. Em seguida tira-se do MODO DESIGN e a tela do sistema já está alterada. Com essa mudança estima-se que essas adaptações de tela diminuirão o trabalho dos consultores em 35%. Ou seja, implantações e customizações mais rápidas.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL – PARKER

A Fácil está aplicando cada vez mais o PARKER(ferramental de IA desenvolvido pela própria Fácil) ao Espaider. Já tínhamos a ANÁLISE PREDITIVA DE ANDAMENTOS e na versão 7 temos A LEITURA DE PETIÇÕES e o CADASTRAMENTO DOS PEDIDOS automaticamente.

Em outras palavras, uma grande dificuldade das organizações (departamentos jurídicos de empresas e escritórios de advocacia, principalmente que trabalham com empresas) era cadastrar os pedidos que são colocados numa petição inicial. Alguém tinha que ler e cadastrar o tipo de pedido e o valor. Agora o PARKER faz isso. Estamos falando de uma quantidade muito relevante de informações que demandavam muito trabalho manual. Um trabalho “não especializado” que agora é feito com INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL.

E você, conheceu a nova versão? Usa o Espaider e pretende atualizar? Está procurando um sistema adequado a sua realidade?

Estou sempre a disposição para troca de ideias a respeito de gestão e melhores práticas com a tecnologia.

#FicaaDica

#FraternoAbraço #GustavoRocha

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Autor: Gustavo Rocha

Consultor nas áreas de gestão, tecnologia e marketing estratégicos. Acesse: www.gustavorocha.com

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