Gestão Financeira em Escritório de Advocacia…você tem?

rafaelaDivido o artigo da consultora Rafaela Tarouco, especialista em finanças para escritórios jurídicos, com o tema da gestão financeira.

Dicas valiosas para organizar o seu escritório!

 

Gestão Financeira em Escritório de Advocacia…você tem?

Gestão Financeira, talvez um assunto complexo para profissionais da área do Direito, mas de total relevância para o futuro e organização do Escritório. Antigamente não se dava muito valor para esses tipos de controles internos, mas no momento que os sócios percebem seu crescimento e a organização da concorrência, se dispõe a investir nessa área. 

Você sabia que um fluxo de caixa mal realizado pode quebrar seu escritório? É preciso estar atento ao dinheiro que entra e às despesas de seu negócio, além de interpretar o quê os números significam. Fazendo a Gestão, você terá o mapeamento desses números, tanto de uma forma ampla – resultado do mês – quanto detalhadamente. Saber o que cada área/setor arrecada para o escritório, assim como, quanto gasta! Chegar ao resultado de cada area, para assim, os sócios tomarem as devidas providencias e decisões com um planejamento adequado, ou seja, administrar seu negócio de forma segura.

Para administrar esse controle do fluxo de caixa e obter esses resultados pode-se basear em planilhas de Excel e, melhor ainda, em softwares que contemplem o módulo financeiro. É importante termos um bom e justo plano de contas, criar centros de controles e possíveis rateios, visando a realidade de cada estrutura de negócio.

Para isso também se faz necessário uma boa comunicação interna, como sabemos, às vezes é difícil devido da correria do dia a dia, mas nada que um procedimento prático e simples não resolva! Essa comunicação se faz importante, pois o setor financeiro precisa ter as informações do que se refere tal despesa ou receita, para realizar os lançamentos de forma correta.

Enfim, com a Gestão Financeira, que é muito mais que um fluxo de caixa, o próprio nome já diz “Gestão”, o advogado consegue investir seu tempo no próprio negócio, no rumo que está seguindo e onde quer chegar…na captação de clientes, na equipe como um todo. Com os números na mão, poderá planejar todo o restante!!!

Rafaela Tarouco
Especialista em finanças na área jurídica
(51) 99956.2363
rafaela@tarouco.com.br

 

Jamais deixe o financeiro pra depois – pode ser tarde – e nada melhor que contar com especialistas para isto!

____________________________________________________
Pensamentos escritos por Gustavo Rocha
Consultoria Gustavo Rocha.com – Gestão, Tecnologia e Marketing Estratégicos
(51) 98163.3333  |  gustavo@gustavorocha.com  | http://www.gustavorocha.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s