Estamos alinhados a estratégia? #DepartamentoAsQuintas

estrategiaEstamos alinhados a estratégia da empresa que trabalhamos?

Conforme pesquisa realizada em Março de 2014 com mais de 500 empresas nos EUA, não estamos.

Contudo, antes de enfrentar esta realidade, vamos pensar: O que é estratégia no meu negócio?

Alguns advogados dirão que são os prazos.

Outros dirão que são os clientes.

Outros ainda dirão que é o marketing jurídico para captar novos clientes.

Estratégia em um escritório de advocacia vai além dos processos judiciais, além das ferramentas de captar novos clientes e o próprio marketing jurídico…

A estratégia é do negócio e não de parte dele.

Obviamente que o marketing faz parte da estratégia e que clientes são importantes e que processos judiciais fazem parte do negócio. Entretanto, não são preponderantes e decisórios quando analisados separadamente para o sucesso do negócio jurídico.

O negócio depende das pessoas, suas formas de pensar e agir, do marketing como um todo, das ferramentas de tecnologia, da gestão interna e externa, da comunicação com clientes, dos relacionamentos e contatos dos sócios, advogados e demais integrantes, enfim, ufa! De uma série de fatores e necessidades.

E, quando temos gestão em nossas fronteiras, temos o chamado planejamento estratégico, ou seja, organizarmos objetivos e métricas para o próximo semestre, ano, biênio, etc.

A referida pesquisa com mais de 500 empresas determinou que os próprios executivos estão compreendendo que há um desalinho entre o que foi planejado e o que está sendo executado.

Um dos principais motivos é a falta de compreensão da estratégia e por isto, não a executam. Veja o artigo na íntegra: http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/metade-das-empresas-nao-focam-em-tirar-estrategias-do-papel

Isto não é privilégio dos EUA.

No Brasil, acontece e muito a mesma realidade.

Cada área da empresa puxando brasa para o seu assado e todas trabalhando de forma independente, sem pensar no coletivo. É como se houvesse 10 departamentos, 10 empresas diferentes, com propósitos diferentes, sem comunicação entre si e por incrível que pareça, todas dentro da mesma marca e com planejamento estratégico comum.

Parece real para você?

Penso que sim. Uma realidade comum e visível de empresas no Brasil e fora dele.

E o que fazer para mudar?

Unificar controles e procedimentos, exercer maior coalizão entre as áreas das empresas, estabelecer comunicação entre gestores e metas coletivas pode ser um bom início.

E o que mais?

Realidades de cada empresa dirão. Contudo uma máxima é universal: Quem não se comunica, se trumbica.

#Nãoémesmo?

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Artigo escrito por Gustavo Rocha

GustavoRocha.com – Gestão e Tecnologia Estratégicas

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Contato Integrado: gustavo@gustavorocha.com [Mail, Skype, Gtalk/HangOut, Twitter, LinkedIn, Facebook, Instagram, Youtube]

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2 comentários sobre “Estamos alinhados a estratégia? #DepartamentoAsQuintas

  1. Algumas empresas confiar exclusivamente em sua missão interna, visão e valores ao estabelecer uma estratégia. “Nós somos o que somos!”, Eles declaram: “e se os clientes não gostam, muito ruim!” Outras empresas tentam acomodar todos os caprichos de cada cliente em potencial, muitas vezes em detrimento da identidade organizacional. Ambos os exemplos são de extremos opostos de um continuo estratégico, e nem faz muito sentido. Um equilíbrio de negócio sustentável só pode ser realizado por meio da busca do alinhamento. Nesta fase inicial de sua missão estratégica a duas perguntas tornam-se extremamente importantes: 1) O que seus clientes compram; e, 2) O que você está produzindo? Se esses dois fatores estão alinhados, comunicação e implementação da estratégia terá uma base viável. Estranhamente, muitas equipes de estratégia não conseguem fazer estas duas questões fundamentais e, assim, acabam negligenciando desalinhamentos óbvios e devastadores. Se desalinhamentos tornam-se aparentes, você seria negligente em avançar sem fazer os ajustes necessários. O objetivo é manter-se fiel ao seu núcleo e, ao mesmo tempo fazendo tentativas razoáveis para satisfazer as demandas de seu mercado alvo. Você pode precisar modificar um ou outro (ou ambos) para alcançar o alinhamento que se traduz em mais clientes pagantes.
    http://reducaocustos.blogspot.com.br/

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