5 práticas simples para estimular sua criatividade

Ser criativo parece algo surreal no direito. Vivemos num universo que respira a tradição, o antigo e parece quase odiar as novidades.

Óbvio que não é tudo isto. Sabemos que o direito se molda a realidade social conforme a realidade social existe, contudo, ser criativo em um mundo onde cada vez mais precisamos de negócios do que propriamente de ações jurídicas é necessário.

Pensar apenas em processos judiciais é dizer que o direito é pequeno. Um advogado pode ser muito mais útil a sociedade do que apenas um mero fazedor de petições para um judiciário cada vez mais padronizado e com uma resposta política e pouco justa.

O advogado pode ser o diferencial numa empresa e um grande aliado do direito de clientes pessoas físicas, sendo a ação judicial apenas um dos meios de buscar esta justiça, posto que pareceres, acordos, ações extrajudiciais são cada vez mais bem cotadas em ofertas de soluções, não é mesmo?

Vamos refletir em como ser mais criativo para o nosso trabalho?

Vejamos cinco dicas:

1. Seja positivo: segundo o estudo “The Progress Princple: Using Small Wins to Ignite Joy, Engagemente and Criativity at Work”, existe uma conexão definitiva entre as emoções positivas e a criatividade. Os participantes do estudo apresentaram 50% de aumento nas ideias criativas nos dias em que reportaram humor positivo. Ou seja, quanto mais positividade uma pessoa apresenta no seu humor, mais criativo será o seu pensamento ao longo do dia.

2. Não faça brainstorms: embora trabalhar em grupo possa render boas ideias, a pesquisa “Quiet: The Power of Introverts in a World That Can’t Stop Talking” mostrou que as pessoas produzem mais quando estão por conta própria do que quando precisam trabalhar em grupo. Além disso, o estudo mostrou que elas produzem ideias com qualidade mais alta trabalhando individualmente.

3. Tome um banho ao acordar: a pesquisa “Imagine: How Creativity Works” aponta que quando a mente está relaxada é mais fácil dirigir o centro das atenções para dentro, para o fluxo de associações remotas que emanam do hemisfério direito do cérebro. O banho, por seu poder de relaxar os músculos, acelera esse processo. Por isso é tão comum ter insights criativos durante os banhos quentes.

4. Faça algo habitual: de acordo com pesquisa da Universidade de Toronto, no Canadá, fazer algo com o que você já está acostumado, como caminhar, tirar um cochilo ou mesmo lavar a louça, permite que você acesse, de maneira inconsciente, as informações periféricas que o seu cérebro não consegue acessar durante um estado intenso de foco.

5. Não tente se organizar: a pesquisa “Imagine: How Criativity Works” mostrou também que um dos melhores momentos para insights criativos é o primeiro da manhã, logo que você acaba de acordar. Isso acontece porque o cérebro sonolento é desorganizado, aberto a todos os tipos de ideias não convencionais.

Fonte: http://www.infomoney.com.br/carreira/emprego/noticia/2672222/veja-praticas-simples-para-estimular-sua-criatividade

 

Você já experimentou buscar a criatividade livre no seu trabalho? Não apenas numa questão de direito, mas de gestão, por exemplo?

Será que aquele funcionário não pode ser utilizado em outra tarefa?

Será que os documentos sempre tem que obedecer a mesma ordem no seu escritório?

Será que a melhor forma de reter talentos está dentro do meu negócio?

Vale a pena pensar no seu escritório, nas pessoas que lá trabalham, nos porquês que as coisas acontencem.

Não é porque sempre funcionou que vai continuar funcionando ou esta é a melhor forma de fazer.

Use e abuse da sua criatividade. Como disse Albert Einstein:

“A criatividade é a inteligência se divertindo”.

Sua mente pode surpreender você. Use-a sem restrições!

______________________________________________
Artigo escrito por Gustavo Rocha – Sócio da Consultoria GestaoAdvBr
http://www.gestao.adv.br gustavo@gestao.adv.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s