Facebook. Qual a importância para seu negócio?

Você tem e usa o facebook?

Seu negócio tem uma fanpage do Facebook?

Se usa, sabe da importância dele para os relacionamentos e negócios?

Você sabia que curtir um assunto a partir de agora pode ser um diferencial?

Nesta última semana, o Facebook lançou um novo serviço chamado Graph Search.

Veja como foi o lançamento:

O Facebook anunciou nesta terça (15) o lançamento de um sistema de busca interno, que pesquisa a base de amigos do usuário para oferecer respostas como “quem mora em São Paulo e gosta de futebol”, ou “quantas pessoas solteiras moram no Itaim e gostam de Star Wars”.

Chamado de ‘Graph Search’ (ou Busca Social), a ferramenta não é concorrente do Google, como se esperava que o Facebook fosse anunciar, e sim um mecanismo para filtrar os gostos dos amigos e/ou de quem o disponibilizou publicamente. O sistema começará a ser oferecido gradualmente, a partir desta semana.

Durante o anúncio, o CEO da rede, Mark Zuckerberg, disse que o sistema ajudará a interligar as pessoas que usam o Facebook. “Acreditamos nesse conceito para ajudar as pessoas de todo mundo a se conectarem”, disse. É uma das coisas mais legais que já fizemos, mas quero deixar claro que ainda está na fase beta (testes)”, afirma.

(…)

Um uso apontado é o descobrir restaurantes ou profissionais recomendados pelos amigos. Uma busca por “restaurantes indianos que meus amigos curtem” irá exibir uma página com os mais populares dentro da base de amigos do usuário, por exemplo. O mesmo vale para “médicos que eles frequentam”.
Outra função do sistema é que o usuário “descubra o mundo”, disse Zuckerberg. Um exemplo é “músicas preferidas de pessoas que gostam de teatro”, por exemplo. A ideia é formar conexões a partir de gostos em comum, explica o CEO. 
A empresa também disse que o sistema tradicional de buscas (o instant search), por pessoas, grupos e marcas, está mais rápido. A rede social disse ter reforçado a parceria com o mecanismo da Microsoft, o Bing, para exibir resultados que não estão disponíveis na base de usuários – a pesquisa na web.
Zuckerberg disse que, antes de o sistema ficar disponível globalmente, o usuário será alertado para revisar o conteúdo que está disponível publicamente – desmarcando fotos ou “check-ins”, por exemplo.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/internet/2013/01/15/facebook-lanca-ferramenta-para-busca-interna-a-graph-search/

 

Ou seja, cada vez mais o que é postado e curtido será indexado e encontrado na rede. E mais, a própria rede social poderá estar “indicando” marcas, pessoas que julgarem conexas e/ou com interesse.

Quer dizer, como o seu negócio está conectado a clientes? Como será que o Facebook fará esta conexão entre cliente e a sua empresa?

Algumas dicas práticas para já ir se preparando:

 

Veja abaixo três maneiras que as pequenas e médias empresas podem se beneficiar do Facebook Graph Search.

1. Comprometimento
O Facebook já é o site onde os usuários passam mais tempo. Um relatório de maio de 2012 sugere que os usuários gastam cerca de 8 horas por mês na rede social – mais do que o dobro da quantidade de tempo consumido com o rival mais próximo. O Facebook também tem cerca de 1 bilhão de usuários registrados, e possui cerca de 150 milhões de visitantes únicos por mês.

O que essas estatísticas significam para as empresas? O que tudo isso tem a ver com a Graph Search? Primeiro, os dados ressaltam o valor do Facebook como plataforma para se conectar com clientes. A raph Search vai dar aos usuários do Facebook ainda mais motivos para que eles passem mais tempo na rede social. As consultas que as pessoas normalmente realizam no Google ou no Bing podem agora ser feitas dentro do Facebook.

2. Pesquisa
O Facebook já representa um repositório global valiosode dados de marketing. As empresas passaram os últimos anos tentando entender como alavancar páginas no Facebook, “Likes”, e outras nuances da rede social para se conectar com clientes e ganhar vantagem competitiva.

O Graph Search dá às empresas uma nova e poderosa ferramenta para mineração de dados de pesquisa de mercado. Uma pesquisa com usuários que curtem a página no Facebook e vivem em uma determinada área será fundamental na alocação de recursos onde eles podem ter maior impacto. Com um pouco de criatividade nas consultas, uma empresa pode aprender todos os tipos de correlações úteis que formam um quadro mais completo de quem são seus clientes e o do que gostam.

3. Marketing
O Facebook Ads já permite focar em um nível bastante granular baseado em uma ampla variedade de atributos. Você pode distribuir anúncios por localização, idade, sexo, interesses, e muito mais.

Assim como os criminosos podem usar o poder do Facebook Graph Search para identificar potenciais vítimas de ataques de phishing com maior precisão, as empresas também podem direcionar seus esforços de marketing para um público com mais precisão. 

A Graph Search tem alguns controles de privacidade integrados, fazendo com que resultados de uma pesquisa de mercado sejam baseadas principalmente em informações que os usuários compartilham com o público em geral – mas muitos usuários não estão cientes dos controles de segurança, são preguiçosos demais para usá-los, ou simplesmente não se importam, então não há muita informação valiosa para ser encontrada por lá.

Fonte: http://cio.uol.com.br/gestao/2013/01/18/tres-beneficios-da-busca-do-facebook-para-os-negocios/

 

Em bom português: Vale a pena estar presente no Facebook. Como empresa e como pessoa, principalmente colocando conteúdos relevantes e participando ativamente também.

Quer ser encontrado nas redes sociais? Comece estando nas redes e participando. Isto já inicia os resultados.

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Artigo escrito por Gustavo Rocha – Sócio da Consultoria GestaoAdvBr
http://www.gestao.adv.br gustavo@gestao.adv.br

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