Marketing Jedi: Bom ou mau?

Quando o assunto é marketing sempre aparecem mil conhecedores do tema, dizendo mais cinco mil teorias sobre o mesmo.

Um exemplo do marketing é a série Star Wars, que recentemente foi vendida aos estudios Disney por 4 Bilhões de dólares.

A proposta do artigo de hoje é bem mais direta e objetiva: O que é um bom ou o que é um mau marketing?

O site pequeno Guru fez um arrazoado de possibilidades que colaciono abaixo (sem comparar com Star Wars) e coloco em negrito todas as possibilidades boas, com comentários meus em azul.

Vejamos:

O bom marketing nos oferece uma visão do mundo.
O mau oferece a você um produto pra comprar.

Você oferta soluções ou apenas uma causa ao seu cliente?

O bom marketing fala por nós.
O mau marketing fala para nós.

Qual a opinião do seu cliente sobre o seu trabalho? Ele recomenda?

O bom marketing parte de uma causa.
O mau marketing parte de um objetivo.

Você defende no seu negócio quais causas? Você tem responsabilidades sócio-ambientais, por exemplo? Você ajuda, colabora ou apenas visa o lucro?

O bom marketing gera lealdade.
O mau marketing gera transações.

Você tem clientes permanentes ou clientes eventuais?

O bom marketing promove valores.
O mau marketing valoriza promoções.

Antes do marketing promover, você deve saber: Quais são os seus valores como empresa?

O bom marketing nos diz exatamente como a empresa pensa.
O mau marketing nos diz o que a empresa quer que nós pensamos que ela pensa.

É mais simples mostrar o que você faz do que o você diz que faz.

O bom marketing seduz.
O mau marketing mira (target).

Seduz a honestidade, comprometimento e busca por resultados. Tentar/mirar não seduz, é brochante.

O bom marketing nunca menciona preço.
O mau marketing sempre menciona preço.

Preço? Pra que? Com todos os atributos que você vai apresentar do seu trabalho, o seu preço só pode ser algo justo e perfeito.

O bom marketing usa o produto pra ajudar a contar uma história.
O mau marketing conta história sobre produtos.

Você cita exemplos que já vivenciou ou possibilidades de vivenciar?

O bom marketing é sobre nós.
O mau marketing é sobre eles.

Você se compromete com o que propõe ao cliente?

O mau marketing manipula.
O bom marketing inspira.

Com exemplo, honestidade e comprometimento, inspirar é natural.

Fonte texto: http://www.pequenoguru.com.br/2011/03/bom-marketing-vs-mau-marketing/ (com comentários em azul por Gustavo Rocha)

 

São vários exemplos práticos de como fazer o marketing do bem.

Você é Mestre ou Padawan (aprendiz) em marketing?

Quais atitudes das mencionadas estão em prática no seu dia a dia?

AFINAL,

De que lado você está, Padawan? Do lado bom ou do lado sombrio da força?

Lembre-se, na ficção ou na vida real o lado do bem sempre vence…

______________________________________________
Artigo escrito por Gustavo Rocha – Sócio da Consultoria GestaoAdvBr
http://www.gestao.adv.br gustavo@gestao.adv.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s