Albert Einstein e a sua vida

Quando pensamos em Albert Einstein, pensamos naquele senhor de cabelo grisalho, com a lingua pra fora, num total ato de despojo a alguma coisa…

Aquela foto foi tirada quando ele comemorava seu aniversário de 72 anos e foi perguntado sobre a situação política… A resposta foi certeira.

Como curiosidade, a história da lingua:

No dia 14 de Março de 1951 Albert Einstein completava 72 anos, mas o que ele não sabia era que naquele dia uma fotografia seria eternizada, e que tal imagem seria popularizada pelo mundo inteiro.
Neste dia, a festa de aniversário já havia chegado ao fim. Einstein encontrava-se sentado no banco traseiro do carro (pertencente ao chefe do Instituto para Estudos Avançados de Princeton, EUA), estando entre Frank Aydellote e sua esposa Marie. Tecnicamente “encurralado” por fotógrafos e jornalistas, a perguntarem acerca de sua opinião sobre a situação política, pôs-lhe sua língua de fora. Isso após várias tentativas para que o deixassem em paz (não gostava da imprensa).
O gesto foi uma mescla de irritação e descontração; tempos mais tarde dissera a sua secretaria (e amante) Johanna Fantova a seguinte frase: “a língua de fora revela as minhas posições políticas.”
O fotografo Arthur Sasse foi quem capturou a imagem, e a divulgação da mesma foi feita pelo próprio Einstein, depois de solicitar que o mandassem algumas cópias. A fotografia definitivamente havia lhe agradado,vindo a enviá-la como postal para amigos e conhecidos.

Algumas frases dele (ou pelo menos atribuidas a ele, já que ter plena certeza hoje em dia é difícil com tantas informações dúbias na internet) são uma reflexão rasa e profunda sobre carreira e profissão. Divido algumas destas frases com comentários.

A imaginação é mais importante que o conhecimento. – Albert Einstein

Não tenho dúvida disto. Ser criativo, ter ideias, saber o que fazer em momentos difíceis são características muito mais desejadas do que simples conhecimento. Conhecimento posso obter em várias pessoas; Já atitudes maduras e equilibradas, aliadas a soluções criativas, dá pra contar nos dedos.

A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original. – Albert Einstein

Tenho dúvida se esta é de Einstein ou de Exupery, mas a frase diz muito. Cada vez que você permite novos pensamentos, está dando um passo importante para o seu crescimento profissional.

Se minha Teoria da Relatividade estiver correta, a Alemanha dirá que sou alemão e a França me declarará um cidadão do mundo. Mas, se não estiver, a França dirá que sou alemão e os alemães dirão que sou judeu. – Albert Einstein

Como isto acontece profissionalmente, não? Quando acertamos, parabéns. Quando erramos, a culpa é de quem?

Nenhum homem realmente produtivo pensa como se estivesse escrevendo uma dissertação. – Albert Einstein

Quer dizer, precisamos organizar o caos que pensamos de maneira a sermos produtivos e organizados. Não precisamos pensar como um trabalho de mestrado, mas precisamos permitir o caos criativo dentro de nós para quando formos expor isto externamente o tenhamos organizado internamente.

Enfim,

A reflexão final que faço é noutra frase de Einstein, para que possamos encerrar o artigo com uma ideia crítica e transformadora do que queremos ser e como agir para que esta igualdade por ele proposta não seja verdadeira:

Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta. – Albert Einstein

Pense nisto.

______________________________________________

Artigo escrito por Gustavo Rocha – Sócio da Consultoria GestaoAdvBr

www.gestao.adv.br  |  gustavo@gestao.adv.br

Um comentário sobre “Albert Einstein e a sua vida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s