Amigos, amigos… Negócios a parte!

Esta célebre frase se aplica bem ao dia de hoje, em que comemoramos o dia internacional da amizade, também conhecido como dia do amigo.

A amizade e o seu negócio tem muito em comum, embora misturar no plano relacional a amizade e o negócio seja um problema na certa.

Alguns pontos comuns entre amizade e negócio:

* Somente com amor funcionam bem.

Você precisa de um amor amigo para ter o seu amigo, e precisa de muito amor ao seu negócio para passar pelas provações que ele terá.

* Amizade e o seu negócio precisam ser regados com frequencia.

Sem uma boa dose de incentivo, investimento de tempo e estratégia nada funciona no ambiente de negócios e no ambiente pessoal. Você precisa visitar clientes, ter laços comum com eles. Com seus amigos a mesma regra.

* Para existir, amizade e negócio tem que respeitar as diferenças.

Não temos como ser amigos de alguém sem respeitarmos as diferenças que temos desta pessoa. Da mesma forma, dentro do seu negócio, deve-se respeitar as diferenças entre colaboradores, conhecimento, escolaridade, etc, tudo dentro da ideia de que todos tem o seu papel, a sua função e todos estão engajados dentro do objetivo maior, que é o bem da empresa.

Neste mesmo diapasão, temos questões que atrapalham os negócios quando existe a amizade:

* Na relação de coordenação.

Aprenda, se ainda não aprendeu, a liderança é solitária. Você pode ser amigo do seu funcionário depois do expediente, nos finais de semana, mas esta amizade prejudica dar-lhe ordens, prejudica apontar erros e muitas vezes os gestores ficam melindrados diante da possibilidade de demitir um amigo. Isto pode se tornar um problema sério para o líder/coordenador, tanto que pode prejudicar o seu desempenho perante a direção, frente aos problemas que ele tenta abafar do subordinado/amigo.

Cuidado. É a cabeça do gestor/amigo que está a prêmio e não do colaborador/protegido/amigo.

* Entre colegas do mesmo nível.

Parece a situação ideal: Um amigo como colega de trabalho. Pode ser muito bom, mas o cuidado deve ser redobrado, principalmente em dois aspectos: A relação pessoal não deve envolver a profissional e que por ser amigo, muitas vezes relaxamos em relação a brincadeiras.

Quer dizer, com um colega de trabalho você não vai dar um encontrão, um tapa forte no braço ou até mesmo um soco… Num amigo, tudo isto acontece com naturalidade. Com um colega de trabalho você não deixa para amanhã, pois sabe que pode prejudicar. Com um amigo, pode-se preferir um papo sobre futebol ou algo em comum do que o trabalho em si, já que o trabalho é para a empresa e a amizade é para você mesmo.

Cuidado. Amizade entre colegas pode ser salutar, mas pode ser problemática. Pense nisto quando estiver dentro do ambiente de trabalho.

* Famosa amizade colorida.

Outra situação que parece ideal: Ter um flerte/paquera/transa com aquela(e) colega de trabalho. Muitos adoram isto. Aqui, cabe apenas uma dica/lembrete: Amanhã, depois de tudo de bom ou de ruim que aconteceu, tem expediente no mesmo local, com as mesmas pessoas.

Vale a pena mesmo? Caso sim, vá em frente. Agora pense com a cabeça que tem o cérebro dentro e não com a outra para tomar este tipo de decisão.

Em suma,

Nas palavras de Fernando Pessoa: Tudo vale a pena se a alma não é pequena. Tenha amigos, viva com intensidade as amizades e cultive o amor fraternal, aquele amor  altruísta, esquecido de tantas pessoas.

Só que no trabalho, o que vale é a máxima: Amigos, amigos… Negócios a parte!

______________________________________________

Artigo escrito por Gustavo Rocha – Sócio da Consultoria GestãoAdvBr
www.gestao.adv.br  |  gustavo@gestao.adv.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s