A parte desta música da Legião Urbana é uma realidade para muitas pessoas no seu dia a dia. Parece ser uma realidade trabalhar em muitas tarefas, em muitas coisas e cuidar de tudo ao mesmo tempo.
Será mesmo?
Parece que sim, mas em fato, a realidade nos mostra que para ser eficiente e eficaz de verdade, as pessoas precisam focar. Mais do que isto, precisam aprender a dizer não. O foco em desenvolver e resolver uma coisa de cada vez faz com que a cada passo some-se resultados, enquanto ao resolver muitas coisas, o resultado é pífio, uma vez que muitas coisas ficam pela metade.
Assim, basta ver a matemática:
Muitas tarefas:
1º tarefa: parcialmente resolvida.
2º tarefa: parcialmente resolvida.
3º tarefa: pendente.
Com foco de tarefa por tarefa:
1º tarefa: resolvida.
2º tarefa: pendente.
3º tarefa: pendente.
Ou seja, a ideia é resolver por inteiro, pois as pendencias e as parcialmente resolvidas são um problema. Ter duas tarefas parcialmente resolvidas pode parecer bom, contudo, ao retomar cada uma temos o tempo de reaprender tudo sobre aquela tarefa, é praticamente pegar do zero e fazer de novo. Quem resolveu uma, na segunda oportunidade irá resolver outra inteira, enquanto o outro de múltiplas tarefas terá resolvido apenas a primeira completa e a segunda e terceira ficarão incompletas também.
Ao focar em resolver uma tarefa, você se dedica a ela, desenvolve o seu melhor e potencializa resultados. Ao fazer múltiplas, você divide atenção, foco e energia, muito se perde com isto.
O mesmo vale para ações na sua empresa. Você quer ao mesmo tempo implantar 10 ações de marketing. Pra que? Para que nenhuma dê resultado? Verifique o número de pessoas envolvidas, recursos disponíveis e implante 3, por exemplo. As chances são maiores de sucesso com foco, determinação e recursos adequados.
Sempre faço, mil coisas ao mesmo tempo… Que continue sendo apenas parte da música da Legião Urbana! (acesse a letra e música aqui)
______________________________________________
Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr
www.gestao.adv.br | gustavo@gestao.adv.br
4 comentários sobre “Sempre faço, mil coisas ao mesmo tempo…”