Você sente saudade de quê?

Hoje, 30 de Janeiro, é comemorado (!?) dia da saudade.

Uma data que para muitos é triste, sentir saudade relembra coisas que já passaram e não voltam mais, relembra amores, paixões, vidas, pessoas, enfim, parece que nada disto pode ser além de um sentimento.

Será mesmo?

Normalmente a saudade é confundida com o saudosismo. Ter saudade de algo bom, alguma pessoa especial, um momento único não é ruim, é relembrar coisas boas. Agora, existem pessoas que vivem dizendo que momentos anteriores é que eram bons e que os atuais sequer tem comparação.

Temos pessoas que defendem a ditadura, outras que acham que o ex-presidente sempre é melhor que o atual, outras ainda que defendem que nos anos 80 ou 90 a vida era melhor que hoje…

O mesmo que acontece socialmente, acontece nas empresas…

Existem pessoas que vivem na era do papel, que adoram pilhas de processos em cima da mesa, que odeiam controles eletronicos, querem olhar para as tarefas, querem no máximo do eletrônico uma planilha do excel… É… para estas, o mundo ainda não evoluiu, elas querem viver com saudade do passado.

Advogados que se orgulham de ter trabalho em fichas (famosas fichinhas para controlar os andamentos de processos) e hoje possuem escritórios com sistemas de gerenciamento, possuem vários profissionais trabalhando em prol do seu sonho… Estes, podem ter saudade, mas não tem saudosismo. Sabem que a evolução é necessária ao crescimento. Sabem que somente há crescimento se a tecnologia for presente em suas vidas.

Agora, por incrível que possa parecer, tem alguns que ainda trabalham com fichas. Alguns que ainda preferem a máquina de escrever. Alguns que até o telefone celular já pode ser considerado uma modernidade.

Para estes, o mundo da saudade é sempre mais verdadeiro e gostoso que o mundo moderno. Para estes, cuidado!

O mundo atual tem suas coisas boas e ruins, cabe a nós definirmos o que é o joio e o que é trigo, mas o mundo atual é onde vivemos. No mundo atual, se soubermos aproveitar a tecnologia, podemos ganhar tempo, podemos ter mais tarefas em menos tempo, enfim, nossa produtividade pode melhorar e muito.

Aliás, no mundo moderno, ter tempo é o grande desafio.

Talvez esta seja uma saudade boa… Do tempo em que tínhamos tempo…

Mas, prefiro a realidade de hoje: Prefiro me atualizar e ganhar tempo com melhor produtividade e eficiência, para gerar eficácia!

______________________________________________

Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr
www.gestao.adv.brgustavo@gestao.adv.br

 

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.