Star Wars ou Guerra nas Estrelas é um interessante universo criado por George Lucas. Retrata tempos de guerra, bem e mal, amor e ódio, luta e paixão. Contudo, existe em todo este complexo emaranhado de personagens um em especial que é sábio nas palavras que profere.
Reli uma frase destes filmes (Antes eram uma trilogia, agora são 6 filmes), que nos remete a uma reflexão sobre nós mesmos, nossa forma de ver o mundo e quiçá, nossa forma de ver os outros no mundo.
“O tamanho não importa. Olhe para mim, julga-me pelo meu tamanho? E não deve mesmo. Minha aliada a Força é, e poderosa aliada ela é. A vida a cria, e a faz crescer. Sua energia nos cerca e nos une. Luminosos seres somos nós, não essa rude matéria. Precisa a Força sentir á sua volta, aqui, entre nós, na árvore, na pedra em tudo, sim”. (Mestre Yoda)
Há mais de um ano atrás já havíamos comentado uma frase do Mestre Yoda, onde nos referimos a Guerra nas Estrelas e Gestão. Leia aqui o artigo da época na íntegra.
Para quem nunca assistiu os episódios de Guerra nas Estrelas ou Star Wars, o Mestre Yoda é o serzinho que está como imagem deste post, um Mestre Jedi avançado que treinou outros Jedi e tem um poder na força.
Como avaliamos o que temos ao nosso redor? Pelo tamanho? Pelo dinheiro? Pelos amigos que tem?
Como podemos dar ou não valor?
Como seus negócios estão posicionados?
Parece que um filme tem bastante a nos ensinar.
A Força nada mais é que o sopro divino da vida. A Força do filme representa a nossa vontade, aliada ao estudo, desejo, planejamento e execução dos nossos sonhos. A Força está em todo lugar.
Toda nossa vida está com a Força. Pode ser a Força do bem ou a do mal. Daí temos o nosso livre arbítrio para definirmos.
E qual ensinamento da Força que podemos usar no universo corporativo?
Que tudo que é feito tem uma seqüência, uma conseqüência, tem um porquê. Tudo que existe tem um sentido, por mais que muitas vezes não possamos compreender qual é.
Nada é por acaso. Você pode achar que foi por acaso, mas certamente há energia sua envolvida.
O mesmo vale para o sucesso. Você pode achar que alguém ganhou o posto de chefe porque é filho do dono ou se hoje é rico é porque fez alguma tramóia. Isto, além de ser infantil e mesquinho, é apenas uma forma do seu inconsciente dizer que você não presta e que o outro igualmente não presta porque ele tem mais do que você.
Não aceite estas mesquinharias!
Para chegar num posto de comando esta pessoa teve que batalhar. Existem pessoas que realmente chegam lá por meios escusos, todavia, não se mantém lá. É como a parábola da vaca na árvore. Ninguém sabe como ela foi parar lá, mas todos sabem que ela vai cair.
Trabalhe com afinco, use e abuse dos contatos, não tenha medo de ajudar as pessoas. Ajudar as pessoas move a Força a seu favor. Tudo que fazemos nesta vida, volta para nós nesta vida. Não se iluda. Faça o seu melhor. Plante o bem, colherás o bem. Só não tenha pressa para a colheita, pois até o milho leva 80 dias para maturar e poder ser colhido.
Que a Força sempre esteja com você.
______________________________________________
Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr
http://www.gestao.adv.br | gustavo@gestao.adv.br
