Dia 19 de Outubro, dia que comemoramos o profissional de Informática/TI. Com certeza uma profissão que hoje mais do que nunca está presente em todas as outras profissões.
Penso em duas reflexões importantes neste dia:
1. Como a informática mudou as profissões;
2. A informática e o ser humano;
1. Como a informática mudou as profissões
Antigamente não era raro encontrarmos certas profissões onde o papel reinava. Muitas fichas, papéis, documentos… Na advocacia era mais forte ainda… Processos rimava com papel, rimava com documentos volumosos, rimava com pesquisas de jurisprudência no próprio tribunal (tardes inteiras para achar alguns julgados), enfim, tudo na advocacia era papel. Até os controles. Fichas de papel para controlar os processos…
Depois passamos ao início da informatização, processos controlados em word, excel… Ao mesmo tempo os tribunais se modernizando, pesquisa de jurisprudência pela internet! Nossa, quase surreal…
Hoje, temos pesquisa de processos, jurisprudência, comarcas, julgados e o próprio processo virtual.
Mudanças radicais, mas que sem o ser humano, nada servem.
Antigamente um técnico de informática ou um programador sequer eram concebidos dentro de escritórios de advocacia. Hoje, são uma realidade e inclusive um excelente filão de negócio.
Inegavelmente a advocacia hoje está se virtualizando. Ainda temos resquícios do papel, mas estamos evoluindo.
Todavia, a informática sem pessoas é inexistente.
2. A informática e o ser humano
Olhe para o seu computador. Ele pode ser último tipo, processadores fantásticos, muita memória, disco rígido na casa dos terabytes e mesmo assim continua um amontoado de peças eletrônicas sem serventia nenhuma a não ser que você utilize ele.
Isto mesmo. Computadores são máquinas burras. Quem faz algo de inteligente com elas são os aniversariantes do dia, os profissionais de TI. É através da inteligência da TI que temos jogos maravilhosos e cativantes, temos programas que nos auxiliam e geram gestão em escritórios jurídicos, temos soluções de ganhar tempo para obtermos melhores resultados.
Não se iluda. O computador é apenas o meio, não o fim. O que muda é o meio de se comunicar com o judiciário através do processo eletronico, por exemplo. Não estamos mudando o processo em si, mas o meio em que ele tramita.
Enfim,
Parabéns a todos profissionais da tecnologia da informação pelo seu dia de hoje. Lembrem-se que graças a inteligência de vocês temos um mundo mais conectado e que vocês ampliaram muito o campo de atuação, principalmente dentro da área jurídica.
Aos colegas da área jurídica, reconheçam a importância da TI no universo jurídico e busquem na TI a inteligência dela, principalmente no tocante a planejamento, pois remediar com máquinas pode ser mais do que trabalhoso e caro, pode ser perigoso (leia-se invasões de máquinas, roubo de dados, etc).
Pense nisto!
______________________________________________
Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr
http://www.gestao.adv.br | gustavo@gestao.adv.br