Ter um funcionário pode ser a alegria ou a decepção de qualquer empresário.
Você investiu num negócio, fez propaganda, cuidou, desenvolveu, ganhou dinheiro e comecou a crescer… Daí começa a decisão: Contratar mais alguém ou não? Eis a questão…
Se quiser crescer, realmente terá que contratar. Só que alguns sócios entendem que contratar alguém seria como um casamento, teoricamente para vida toda…
Para algumas pessoas, demitir é um problema ou algo impensável. Leia um artigo sobre este tema aqui.
Ter pessoas trabalhando com você deve ser algo evolutivo, de crescimento, nunca algo sem planejamento e sem funções definidas.
Primeiro temos que pensar para que estamos contratando. Contratamos apenas para isto ou aquilo, ou queremos uma pessoa que realmente faça a diferença?
Sempre devemos pensar em contratar pessoas inteligentes e perspicazes. Ter pessoas padrão, apenas teremos trabalho padrão.
Alguns pensamentos importantes nesta linha:
As frases abaixo foram tiradas do livro Adapte-se ou Morra, cujo post na íntegra você pode ler aqui.
Regra 18: Responsabilize as pessoas. Recompense aquelas que executam. Oriente as que não o fazem. Se persistirem no erro, demita-as. Mantê-las não é bom para elas e nem para a organização.
Regra 19: Por mais sobrecarregado de trabalho que você esteja, é sempre melhor não contratar ninguém do que contratar a pessoa errada. Parece elementar, mas a regra é violada diariamente por toda parte, gerando resultados desastrosos.
Regra 20: Pessoas de nível A contratam profissionais do mesmo nível, as de nível B contratam pessoas de nível C, e as de nível C contratam perdedores. Deixe seus padrões caírem uma única vez e você estará a apenas duas gerações da morte.
Regra 21: Se você perde ótimos funcionários, perde o sucesso. Simples assim.
Você acredita nestas regras? Como você contrata pessoas?
Pensamentos que as ações dele decorrentes dependem a sua empresa.
______________________________________________
Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr
http://www.gestao.adv.br | gustavo@gestao.adv.br