Uma pesquisa recente realizada em 19 países, inclusive no Brasil, apontou dados interessantes na taxa de confiança que as pessoas tem em 20 categorias profissionais.
A pesquisa é da GfK – empresa especializada na execução de pesquisas de mercado –, que ouviu cerca de 19 mil pessoas (1.000 no Brasil), com idades acima de 15 anos, para avaliar o nível de confiança da população em profissionais de diversos setores.
Os bombeiros foram eleitos em primeiro lugar no Brasil e no mundo, como a categoria profissional mais confiável. Depois temos empatados carteiros e professores do ensino fundamental e médio, seguidos de médicos e do exército.
Leia aqui um artigo sobre a pesquisa. Escute aqui uma reportagem sobre a pesquisa – que fala sobre os advogados.
E os advogados?
No Brasil estão em 14º lugar com 64% de taxa de confiabilidade. No restante do mundo, estão em 11º lugar, com apenas 47% de taxa de confiança.
Podemos considerar que mil pessoas no universo de habitantes do Brasil não é um parâmetro da maioria, contudo, já exprime um parâmetro aceitável para analisarmos os números.
Obter 64% de confiabilidade é um número expressivo, mesmo estando em 14º posição.
Num país onde novelas, TV, rádio zombam da profissão de advogado, onde o mesmo é visto como ladrão, sem-vergonha, que quer vantagem em tudo, onde piadas são comuns e aceitas, ouvir que 640 pessoas disseram sentir confiança na profissão do advogado é um sinal que precisamos trabalhar mais e mais com afinco, verdade, vontade para manter e ampliar esta confiança.
Confiar é fundamental para qualquer profissão, sendo imprescindível na advocacia.
O advogado somente será contratado se transmitir confiança, tanto de seu conhecimento, contatos de mercado e visão estratégica do que está acontecendo/resolvendo.
O que você tem feito para estar dentro dos 64%?
Você estuda, certo?
Você é estratégico no processo, luta pelo direito do seu cliente e quer o sucesso no processo, certo?
Mesmo sem processo, você quer um acordo benéfico ao seu cliente, certo?
E o que mais?
Analisa o mercado do seu cliente e troca informações com ele?
Você conhece profundamente o que o seu cliente faz e como ele faz?
Você está presente em eventos, palestras, seminários do seu público alvo?
Você conversa com clientes sobre outras possibilidades de negócio?
Você está presente em redes sociais e mídia eletrônica?
Então, diga, onde está o seu trabalho para gerar confiança?
Lembre-se: Não basta ser, tem que aparentar ser.
Desenvolva o marketing jurídico seu e do seu escritório. Analise o mercado sempre. Esteja presente.
São atitudes assim que farão o sucesso estar sempre andando lado a lado com você.
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Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr
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