Este post é dedicado a uma pesquisa feita anualmente pelo escritório brasileiro do Marco Antonio Gonçalves e outro Mexicano, apontando as tendências do Marketing Jurídico no Brasil e no México.
Já temos a pesquisa pelo segundo ano consecutivo, sempre com uma abordagem direta e objetiva que nos permite conclusões claras e práticas acerca do marketing jurídico.
Você pode baixar a pesquisa completa aqui.
Vamos abordar a pesquisa e alguns dos seus itens, com comentários meus.
Marketing jurídico é uma ciência, uma pesquisa constante, uma atualização diária. Pensar em marketing apenas como propaganda é um erro comum e a pesquisa esclarece bem este ponto.
As ações de marketing jurídico deve ser planejadas, executadas com muita racionalidade, constância e visão de futuro. Querer resultados em poucas semanas ou meses é ilusório.
Assim como qualquer resultado no mundo dos negócios, o marketing precisa de investimentos financeiros e também de tempo e principalmente conhecimento por parte de quem aplica o marketing e que vai fiscalizar o trabalho que está sendo desenvolvido.
Fazer marketing apenas por fazer ou dizer que está fazendo não é se comprometer com o resultado, ou seja, não serve para nada.
Colacionamos abaixo alguns resultados desta pesquisa:
As conclusões são bem interessantes e reforçam muito o que debatemos há bastante tempo por aqui no Blog: Precisamos investir em relacionamento presencial e na internet.
A maioria da pesquisa foi realizada por escritórios de até 50 pessoas (78%) o que representa um estudo do pequeno e médio escritório no Brasil.
Interessante destacar também que a grande maioria dos escritórios terceiriza o marketing sem ter um representante interno. Aqui cabe uma reflexão: Somente fazemos bem aquilo que sabemos fazer. Um profissional de gestão e marketing querendo defender uma pessoa num processo é tão desastroso quanto um advogado querendo fazer aquilo que não foi talhado para desenvolver. Então, como posso avaliar o trabalho de algo que não conheço?
Outro ponto relevante, é que tanto o sócio do grande escritório como o do pequeno sabem da importância do marketing jurídico no seu negócio:
A pesquisa continua com inúmeros pontos interessantes para nossa reflexão. Vale a pena baixar o relatório completo e lê-lo.
Quer ler mais sobre Marketing Jurídico? Clique aqui.
_______________________________________
Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr
http://www.gestao.adv.br | gustavo@gestao.adv.br



2 comentários sobre “Pesquisa: O Estado do Marketing Jurídico: Brasil e México”